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dc.contributor.advisor1Gross, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798646T1pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766262Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Flavio Augusto Senra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755860H8pt_BR
dc.creatorLott, Henrique Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758495J6pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-29T19:58:57Z-
dc.date.available2017-05-29-
dc.date.available2017-05-29T19:58:57Z-
dc.date.issued2007-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4723-
dc.description.abstractIn questa dissertazione abbiamo svolto una riflessione, il cui obiettivo era dimostrare la possibilità di comprendere la religione attraverso l’arte sull'ermeneutica di Gadamer. Perciò abbiamo seguito tré concetti, i quali: il gioco, il simbolo e la festa. L'autore prende questi concetti come la base antropologico-filosofica per abbordare le questione d'arte. Abbiamo cercato dimostrare, piú innanzi questo, le relazioni stabilite e configurate fra l'arte e la religione. Sulla nostra traiettoria da questa triade sono state presenti le nozioni su "esperienza d'arte" e "esperienza estetica", le quali criticano, in modo implicito, il modello razionalista della "coscienza estetica". Abbiamo trasposto la spiegazione ontologica d'arte fatta da Gadamer e abbiamo proposto presentare quello che lui ci dice sulla religione come il gioco, il simbolo e la festa.pt_BR
dc.description.resumoDesenvolvemos na presente dissertação uma reflexão que teve como objetivo demonstrar a possibilidade de uma compreensão da religião através da arte na hermenêutica de Gadamer. Seguimos para isso três conceitos, quais sejam: o jogo, o símbolo e a festa. O autor toma esses conceitos como base antropológico-filosófica para tratar de questões da arte. Procuramos mostrar a partir desse viés as relações que são estabelecidas e configuradas entre arte e religião. Em nossa trajetória por essa tríade estão presentes as noções de “experiência de arte” e “experiência estética”, que carregam uma crítica implícita ao modelo racionalista da “consciência estética”. Fizemos uma transposição da explicação ontológica que Gadamer faz de arte e nos propomos a apresentar o que ele nos diz da religião como jogo, símbolo e festa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGadamerpt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleArte e religião na hermenêutica de Gadamerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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