Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/471
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
welingtonluissachetti.pdf1.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703162Z8pt_BR
dc.contributor.referee2Vallin, Celso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706039D6pt_BR
dc.creatorSachetti, Welington Luis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4464355H1pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T18:50:52Z-
dc.date.available2016-01-22-
dc.date.available2016-01-25T18:50:52Z-
dc.date.issued2014-11-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/471-
dc.description.abstractThe objective of this dissertation is to analyze the Continuing Education Program (CEP) of the Paula Souza Technological Education State Center (PSC). It was reformulated in 2012 by a Group of Studies on Distance Education (GSDE). Through the evaluation of the egresses from the formations and from these to propose an action plan, that include actions directed to the refinement of the policy of the further education department, as well as, from the research results, verify for the possible extension of it in the institution. The qualitative research was carried out with semi-open questionnaires, applied to the egresses who participated in the totally of the 3 (three) Units of CEP , and more than 50% of them. The period of this research was of 18 months, between July 2012 until December 2013 , and the answers of the 27 graduate teachers from CEP, were analyzed in this period. The dissertation is divided by three Chapters; the history and the reformulations of the Paula Souza Center and CEP were presented in the first Chapter; the research results were analyzed in the second Chapter; and finally, an Educational Action Plan (EAP) with propositions to the reformulations of EAP, according with the research results, it was presented in the third Chapter. In this sense, this study will subsidize possible adjustments in the Units and, consequently, the preparation of teachers who will later pass by CEP to incorporate the best information and communication technologies into their working practices, therefore enhancing changes in pedagogical actions in order to contribute to the improvement in the quality of education.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é analisar o Programa de Formação Continuada (PFC) do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CPS) - reformulado em 2012 pelo Grupo de Estudos de Educação a Distância (GEEaD) – por meio da avaliação dos egressos das formações e a partir destes dados propor um plano de ação que contemple as ações voltadas ao refinamento da política de formação continuada do departamento, bem como, dados os resultados da pesquisa, verificar a possível ampliação dela na Instituição. A pesquisa, qualitativa, realizou-se com questionários semiabertos, aplicados junto aos egressos que participaram da totalidade das 3 (três) Unidades do PFC e de mais de 50% delas. A investigação compreendeu um período de 18 meses, entre julho de 2012 e dezembro de 2013, e trabalhou com as respostas de 27 professores egressos do PFC. A dissertação está dividida em 3 capítulos, sendo que o Capítulo 1 tratou de apresentar o Centro Paula Souza e o PFC com seu histórico e reformulações; o Capítulo 2 analisou os resultados da pesquisa e, por fim, o capítulo 3 diante dos apontamentos da pesquisa, apresentou um Plano de Ação Educacional (PAE) com proposições voltadas à reformulação do PFC. Nesse sentido, o presente estudo subsidiará possíveis ajustes nas Unidades e, consequentemente, a preparação de professores que futuramente passarão pelos PFC para que integrem da melhor forma as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas de trabalho, potencializando mudanças nas ações pedagógicas, a fim de contribuir com a melhoria da qualidade da educação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCentro Paula Souzapt_BR
dc.subjectPrograma de Formação Continuadapt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectGrupo de Estudo de Educação a Distânciapt_BR
dc.subjectCenter Paula Souza Centerpt_BR
dc.subjectContinuing Education Programpt_BR
dc.subjectDistance Educationpt_BR
dc.subjectStudy Group on Distance Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO curso de formação continuada do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: os egressos como coautores dos processos de mudançaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.