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dc.contributor.advisor1Castañon, José Alberto Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786350P0pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Maria Teresa Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728395P7pt_BR
dc.contributor.referee2Gama, Gheysa Lemes Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228897E6pt_BR
dc.creatorAfonso, José Leonardo Marcelo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8755226J6pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-26T12:00:32Z-
dc.date.available2017-05-25-
dc.date.available2017-05-26T12:00:32Z-
dc.date.issued2017-02-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4667-
dc.description.abstractAccording to the Ministry of Tourism (2013), among the various types of tourism in Brazil, many are directly linked to the culture of rail transportation, using the train as a means of locomotion between localities and also as cultural heritage. The preservation of rail transport also leads to actions for the revitalization of historical spaces and buildings because both connect in favor of the rescue of past memory, making us observe the present and helping to plan the future. Considering the hypothesis of the activation of a railway line in a given region, we must predict what possible impacts will be caused to ensure a balanced regional development, guided by the basic sustainability guidelines. This work intends to visualize the possibility of establishing a tourist train in the region of Zona da Mata Mineira, in the Juiz de Fora microregion, comprising the socioeconomic characteristics of the towns involved in the activation of a possible new railway line. It also foresees the potential socioeconomic and environmental impacts in the region, creating another hypothesis of how multimodal a railway structure could develop in the long term. Through a bibliographical review focused on the railroad sector in Brazil, the current panorama of the railways in the country as well as the current operant tourist trains are elucidated. In a second moment of the research, the socioeconomic data collection of the cities involved in the spatial analysis of the research and how the railway culture is currently present in them, help to suggest the route of the new train based, also, on urbanistic concepts applied, to be able to visualize the possible impacts that can be caused in the region.pt_BR
dc.description.resumoSegundo o Ministério do Turismo (2013), dentre os diversos tipos de turismo existentes no Brasil, muitos estão ligados diretamente à cultura do transporte ferroviário, utilizando o trem como meio de locomoção entre localidades e, também, como herança cultural. A preservação do transporte ferroviário de passageiros ocasiona ainda em ações para a revitalização de espaços e edificações históricas pois ambas se conectam em prol do resgate da memória passada, nos fazendo observar o presente e ajudando a planejar o futuro. Considerando a hipótese da ativação de uma linha férrea em uma determinada região, devemos prever quais os possíveis impactos que serão causados para garantir um desenvolvimento regional equilibrado, guiados pelas diretrizes básicas da sustentabilidade. A proposta deste trabalho visualiza a possibilidade de se implantar um trem turístico na região da Zona da Mata Mineira, na microrregião de Juiz de Fora, compreendendo as características socioeconômicas dos munícipios envolvidos na ativação de uma possível nova linha férrea. Prevê, ainda, os potenciais impactos socioeconômicos e ambientais na região, criando uma outra hipótese do quão multimodal uma estrutura ferroviária poderá se desenvolver a longo prazo. Através de uma revisão bibliográfica voltada para o setor ferroviário no Brasil, elucida-se o panorama atual das ferrovias no país bem como os atuais trens turísticos operantes. Em um segundo momento da pesquisa, o levantamento de dados socioeconômicos dos municípios envolvidos no recorte espacial da pesquisa e de que forma a cultura ferroviária atualmente se faz presente neles, ajudam a sugerir a rota do novo trem baseada, também, em conceitos urbanísticos aplicados, para que se consiga visualizar os possíveis impactos que podem ser causados na região.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectTrem turísticopt_BR
dc.subjectImpactospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectRailway transportpt_BR
dc.subjectTourist trainpt_BR
dc.subjectImpactspt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titlePotenciais impactos socioeconômicos e ambientais na ativação de trem turístico na Zona da Mata Mineirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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