Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4649
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
leonardotavaresdepaula.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barci, Diana Esther Tuyarot de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791569Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Silvia Martins dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799701E7pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Paulo Henrique Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705154Y6pt_BR
dc.creatorPaula, Leonardo Tavares de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4418439A9pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-25T13:34:23Z-
dc.date.available2017-05-25-
dc.date.available2017-05-25T13:34:23Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4649-
dc.description.abstractThe present work deals with the teaching of physics by projects, through the construction of a solar oven with the classes of the second year of high school of a public school of the state network of Minas Gerais. In the work, a discussion about the significant learning and the importance of the teacher in diversifying the pedagogical practice is established, seeking a greater interaction of the students with the knowledge. In the methodological process a work script was created, which was applied to the classes already mentioned. Later, analyzes were performed on the efficiency of the pedagogical practice by projects, through a questionnaire applied to students observing their satisfaction in participating in the activity and the knowledge acquired during the work. It could be concluded from the analyzes that the use of projects as a pedagogical tool can help in the relation of the student with the knowledge. In addition, this practice proved to be efficient for the promotion of meaningful learning.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata do ensino de física por projetos, através da construção de um forno solar com as turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais. No trabalho é estabelecida uma discussão sobre a aprendizagem significativa e a importância do professor em diversificar a prática pedagógica buscando uma maior interação dos alunos com o conhecimento. No processo metodológico foi criado um roteiro de trabalho, o qual foi aplicado para as turmas já mencionadas. Posteriormente foram efetuadas análises quanto a eficiência da prática pedagógica por projetos, por meio de um questionário aplicado aos alunos observando sua satisfação em participar da atividade e os conhecimentos adquiridos durante o trabalho. Pôde-se concluir a partir das análises que o uso de projetos como ferramenta pedagógica pode ajudar na relação do aluno com o conhecimento. Além disso essa prática mostrou-se eficiente para o fomento à aprendizagem significativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em projetospt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectForno solarpt_BR
dc.subjectPhysics educationpt_BR
dc.subjectProject-based learningpt_BR
dc.subjectSignificant learningpt_BR
dc.subjectSolar ovenpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEnsino de física por projetos: a física do forno solarpt_BR
dc.title.alternativePhysical education by projects: the physics of the solar ovenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.