Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4631
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabriciadovallearcanjo.pdf5.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Diniz, Julio Cesar Valladão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786957H3pt_BR
dc.creatorArcanjo, Fabrícia do Valle-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215377E8pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-22T17:40:02Z-
dc.date.available2017-05-22-
dc.date.available2017-05-22T17:40:02Z-
dc.date.issued2012-05-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4631-
dc.description.abstractThis present work aims to make considerations about Milton Nascimento voice within the dimension of the Brazilian culture, in the late 60’s to nowadays. Concerning to the field of Letters, in a interdisciplinary approach of study, while thinking about the voice, from Milton, in terms of poetry of utterance. In this way, it’s interesting to observe beyond the material aspects which define it, as the timbre, for instance. While taking into consideration in a broader sense means searching for a more comprehensive reading which goes from two distinct vectors or tessituras: one is mity and the other one is a mysticism of the voice. We see the technique of overlays of falsetto as being constituents of his mity. On the other hand, by mysticism, we perceive the interrelations between the various artistic languages, which are the meeting poin that constitutes the voice as a gesture. While talking into account the mity and the mysticism of Milton’s voice, it’s interesting to map, as a methodological purpose, the humans dimension of the canto, which comes from himself and echoes.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca tecer considerações com a voz de Milton Nascimento na dimensão da cultura brasileira, do final dos anos 60 aos dias atuais. No âmbito dos estudos em Letras, de forma interdisciplinar, pensamos a voz, a partir de Milton, enquanto poética da vocalidade. Nesse sentido, ela interessa-nos para além de aspectos materiais que a definam, como o timbre, por exemplo. Considerá-la de modo mais abrangente significa empreendermos uma compreensão que parta de dois vetores ou tessituras: uma mítica e uma mística da voz. Entendemos a conformação técnica de sobreposições de melodias e falsetes como sendo constituintes de sua mítica. Ao passo que, por mística, localizamos as inter-relações com as mais diversas linguagens artísticas, sendo elas pontos de contato constituintes da voz como gesto. Entre a mítica e a mística da voz em Milton, interessa-nos mapear, enquanto proposta metodológica, a dimensão humana do canto que de si e com ela ecoa.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectMilton Nascimentopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectVoicept_BR
dc.subjectMilton Nascimentopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA voz como gesto, as tessituras do canto em Milton Nascimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.