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dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Gumbrecht, Hans Ulrich-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Renato Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783966P2pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida-
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dc.contributor.referee4Carrizo, Silvina Liliana-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6pt_BR
dc.creatorFernandes, Fernanda Pires Alvarenga-
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dc.date.accessioned2017-05-22T17:20:47Z-
dc.date.available2017-05-19-
dc.date.available2017-05-22T17:20:47Z-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4615-
dc.description.abstractThe public, seen through contemporaneity, seems to keep dialogue, communication and democracy as characteristics that still assure some unity to the audience, but it has changed immensely in different ways. We can detect modifications ranging from a new type of public, the consumers whose speech is attached to the rhetoric of advertising, to matters about media professionals and screens and taking place on discursive mediation in a way previously unthinkable. The sense of public as audience has been developed in parallel with the original meaning, from res publica, and then gradually replaced it through History. The word public appeared as an alternative to designate the literary and social space that drew no longer just around the king, la cour, nor was restricted to bourgeois la ville but goes on to achieve the taste of a grand public and admitted the inclusion of the parterre within an urban cultural unity outlined in France at the end of the seventeenth and eighteenth century (AUERBACH) It points out then the intertwining between a literary form, a specific mentality and the formation of a public within a historical process. This sense of public still guide the imaginary of the artists in their production, although several structural aspects have transformed contemporary social reality. On the emergence of new technologies of information and communication questions are raised about the role of consecration institutions (press, publishers, critics etc.) as alleged publicforming institutions, not only risking the organization and the mediation of the cultural circuit but stressing the idea of presumed audience. Considering this we read some cases on the intention of a deictic gesture (GUMBRECHT) to show the complexity of the matter. Among the cases we highlight Exposição em Desmontagem, an exhibit promoted by Yuri Firmeza in the museum MAC in Centro Cultural Dragão do Mar, events of censorship on erotic-pornographic works and the rise of literature and saraus (soirées as literary gatherings) in the outskirts of São Paulo.pt_BR
dc.description.resumoO público contemporâneo parece manter características de diálogo, comunicação e democracia que ainda garantem certa unidade, porém mudou imensamente em diversos termos. É possível observar transformações que vão desde um novo tipo de público, os consumidores cujo direcionamento do discurso está conectado à retórica da publicidade, até questões da mediação discursiva realizada através de telas e profissionais midiáticos que contemporaneamente admitem uma interatividade antes impensável. Historicamente, o sentido de público enquanto plateia foi se desenvolvendo paralelamente ao significado original, derivado de res publica, e depois gradualmente o substituiu. Surgiu como alternativa para designar o espaço literário e social que se desenhava não mais apenas em torno do rei, la cour, nem se restringia aos burgueses de la ville, mas passa a atingir o gosto de um grand public e admitia a inclusão do parterre dentro de uma unidade cultural urbana delineada na França ao final do século XVII e XVIII (AUERBACH). Assim sinaliza-se para a interdependência entre uma forma literária, uma mentalidade específica e a formação de um público dentro de um processo histórico. Esta acepção de público ainda hoje guia o imaginário dos artistas em sua produção, embora diversos aspectos estruturais tenham transformado a realidade social contemporânea. Com a emergência de novas tecnologias da informação e da comunicação, questiona-se o papel das instâncias de consagração (imprensa, editoras, crítica etc.) enquanto supostos formadores de público, não apenas colocando em xeque a organização e os mediadores do circuito cultural, mas tensionando a ideia de audiência presumida. Partimos daí para a leitura de alguns casos na intenção de um gesto dêitico (GUMBRECHT), que apresente a complexidade da questão. Dentre eles, a Exposição em Desmontagem, de Yuri Firmeza, realizada no MAC do Centro Cultural Dragão do Mar, casos de censura a obras erótico-pornográficas e a ascensão da literatura e dos saraus na periferia urbana de São Paulo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCultura contemporâneapt_BR
dc.subjectAudiênciapt_BR
dc.subjectEsfera públicapt_BR
dc.subjectProdução de presençapt_BR
dc.subjectContemporary culturept_BR
dc.subjectAudiencept_BR
dc.subjectPublic spherept_BR
dc.subjectProduction of presencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleO público na cultura contemporânea: tempos e lugares de uma audiência imaginadapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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