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dc.contributor.advisor1Honório, Leonardo de Mello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707900U4pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marcato, André Luís Marques-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737297A6pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Edimar José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707772U9pt_BR
dc.contributor.referee2Bortoni, Edson da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728987U6pt_BR
dc.creatorCosta, Exuperry Barros-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4384833Y4pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T16:04:09Z-
dc.date.available2017-05-15-
dc.date.available2017-05-17T16:04:09Z-
dc.date.issued2012-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4514-
dc.description.abstractThe goal of this study is to compare two control algorithms of roll and pitch attitude of a quadrotor, to stabilizes the airplane in flight. To perform this task, two different design methodologies will be used and compared. The first one will be the PID approach, based in linear theory, while the second uses Lyapunov’s stability theory, more precisely the Lyapunov’s second method, wich is able to guarantee the stability of linear and nonlinear systems . A complete mathematical model of kinematics and dynamics will be built ,as well as will bepresented performance-based design techniques. Will be described the main components of a quadrotor. And then, the effectiveness will be tested in a application framework, here they will be checked for robustness to noise, the impact of modeling simplifications and the controllers performance.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é comparar dois algoritmos de controle dos ˆângulos de rolagem e arfagem de um controlador, para estabilização da aeronave em vôo. Para executar essa tarefa, duas metodologias de projeto de controlador serão utilizadas e comparadas. A primeira será a abordagem PID, baseada na teoria linear, enquanto a segunda utiliza a teoria de estabilidade de Lyapunov, mais precisamente no segundo método de Lyapunov, o qual é capaz de garantir a estabilidade de sistemas lineares ou não lineares. Uma completa modelagem matemática da cinemática e dinâmica do quadrotor será construída, bem como serão apresentadas técnicas de projeto baseadas em desempenho. Serão descritos os componentes principais de um quadrotor. Em seguida, a eficácia das abordagens serão testadas em uma bancada de testes, onde serão verificados a robustez à ruídos, o impacto das simplificações de modelagem e o desempenho dos controladores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectControle de aeronavept_BR
dc.subjectTítulopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.titleAlgoritmos de controle aplicados à estabilização do vôo de um quadrotorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



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