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dc.contributor.advisor1Neves, Teresa Cristina da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708309Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Márcio de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708712Y2pt_BR
dc.contributor.referee2Góes, Frederico Augusto Liberalli de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788183E8pt_BR
dc.creatorRezende, Rafael Otávio Dias-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8589099U6pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T16:03:43Z-
dc.date.available2017-05-15-
dc.date.available2017-05-17T16:03:43Z-
dc.date.issued2017-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4513-
dc.description.abstractThe research has as its theme the narratives about black in the parades of the samba schools of the Special Group of Rio de Janeiro and it is divided into three parts. The first one proposes to investigate the origin and the concept of carnival, as well as the development of this party in Brazil. Particularly observed are the peculiar aspects that have made Rio's associations so important and how they dialogue with society. The second part is dedicated to the study of the black's contribution to Brazilian culture and its insertion in the process of building national identity. This topic also addresses the participation of ethnicity in the formation and consolidation of samba schools, the way Afro-Brazilian themes have been developed over time and how these plots are configured as narratives that elaborate a memory and reformulate traumatic memories. Finally, it is made an analysis of four plots, one of each decade, from the creation of Sambódromo, in 1984. These are: Kizomba, a festa da raça (Vila Isabel, 1988), Orfeu, o negro do carnaval (Viradouro, 1998), Candaces (Salgueiro, 2007) and Você semba lá... Que eu sambo cá! O canto livre de Angola (Vila Isabel, 2012). Using the content analysis, the composition of the plot is taken as an object, both as regards its textual elements – synopsis and lyrics of the sambas-plot – as well as visual – fantasies, allegories and staging –, the latter observed, especially through television broadcasts, as well as complementary materials. It starts from the hypothesis that the elaboration of these plots is influenced by the conjuncture corresponding to it, whereas each parade also influences the social context in which it is inserted. In summary, the results indicate that despite their evident peculiarities, the narratives investigated do not avoid historical dramas and social problems. Optimism, hope, the exaltation of life – as a way of facing death – and the search for the elevation of the self-esteem of the black prevail.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como tema as narrativas sobre o negro nos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro e está dividida em três partes. A primeira se propõe a investigar a origem e o conceito de carnaval, bem como o desenvolvimento desta festa no Brasil. São observados particularmente os aspectos peculiares que tornaram as agremiações cariocas tão importantes e a forma como dialogam com a sociedade. A segunda parte é dedicada ao estudo da contribuição do negro para a cultura brasileira e de sua inserção no processo de construção da identidade nacional. Este tópico aborda ainda a participação da etnia na formação e consolidação das escolas de samba, a maneira como a temática afrobrasileira foi desenvolvida nos enredos ao longo do tempo e de que forma estes enredos se configuram como narrativas, que elaboram uma memória e reelaboram memórias traumáticas. Por fim, realiza-se a análise de quatro enredos, um de cada década, a partir da criação do Sambódromo, em 1984. São eles: Kizomba, a festa da raça (Vila Isabel, 1988), Orfeu, o negro do carnaval (Viradouro, 1998), Candaces (Salgueiro, 2007) e Você semba lá... Que eu sambo cá! O canto livre de Angola (Vila Isabel, 2012). Com o emprego da análise de conteúdo, toma-se como objeto a composição do enredo, tanto no que se refere a seus elementos textuais – sinopse e letra dos sambas-enredo – quanto visuais – fantasias, alegorias e encenações –, estes últimos observados, sobretudo, por intermédio das transmissões televisivas, além de materiais complementares. Parte-se da hipótese de que a elaboração desses enredos sofre a influência da conjuntura a ela correspondente, ao passo que cada desfile também influencia o contexto social no qual se insere. Em síntese, os resultados alcançados indicam que, apesar de suas evidentes particularidades, as narrativas investigadas não se esquivam de dramas e problemas sociais históricos. Prevalece, porém, o otimismo, a esperança, a exaltação da vida – como forma de enfrentar a morte – e a busca pela elevação da autoestima do negro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectEnredopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEscola de sambapt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subjectPlotpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectSamba schoolpt_BR
dc.subjectCarnivalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO negro nas narrativas das escolas de samba cariocas : um estudo de Kizomba (1988), Orfeu (1998), Candaces (2007) e Angola (2012)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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