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dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739565J8pt_BR
dc.contributor.referee2Novaes Netto, Arsênio Firmino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771281Z5pt_BR
dc.creatorMedeiros, Denise Barra-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138397D9pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T18:41:55Z-
dc.date.available2016-01-20-
dc.date.available2016-01-25T18:41:55Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/449-
dc.description.abstractThis research aims analyze the effects of the bonus policy, implemented by the Secretary of State of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), starting from 2011, in management actions of eight state schools located at Valença city. Was selected the schools accordingly the manager profile, because they are working in that position for more than five years, therefore, they were in that position before the policy implementation, being possible, thereby, to check the change in the management actions. The public policy of evaluation and bonus by achieved results start emerging at 80’s, changing the public management also. At 90 decade the basis of educational reforms was focused on metering the results for posterior bonus. The State of Rio de Janeiro created, in 2000, the first evaluation policy aims to subsidize the servants, the New School Program (“Programa Nova Escola”). In 2010, with a new management in the Secretary of State of Education, ended the New School Program and in 2011 was created the bonus by results system, which was one of the research approaches. The methodological resources used in this research were: interview with managers, surveys applied to the teachers, internet searches and documental analysis of school meetings records. After those analysis, was detected the necessity of continuing education for managers and the redesigning of bonus policy, in face of it, was elaborated an Educational Intervention Plan, with the aim of improving the management practices in state schools located in South Center Regional scope, as improve the Bonus System in the State of Rio de Janeiro.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos da política de bonificação, instituída pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ), a partir do ano de 2011, nas ações gestoras de oito escolas estaduais localizadas no município de Valença. As escolas foram selecionadas de acordo com o perfil dos gestores, sendo escolhidos aqueles que estão no cargo há mais de cinco anos. Esses, portanto, já ocupavam o cargo antes da execução da política, sendo possível, deste modo, verificar a mudança nas ações gestoras. As políticas públicas de avaliação e bonificação pelos resultados obtidos começaram a despontar no setor público a partir da década de 1980, modificando também as formas de gestão pública. Na década seguinte, as bases das reformas educacionais tiveram como foco a mensuração de resultados para uma posterior bonificação. O Estado do Rio de Janeiro criou, no ano de 2000, a primeira política de avaliação com objetivo de bonificar os servidores, o Programa Nova Escola. Em 2010, com uma nova gestão frente à Secretaria de Estado de Educação, findou-se o Programa Nova Escola e em 2011 foi criado o sistema de bonificação por resultados, o qual foi um dos enfoques da pesquisa. Os recursos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram: entrevista com os gestores, aplicação de questionários aos docentes, pesquisa na internet e análise documental das atas de reuniões das escolas. Depois de realizadas as análises, detectou-se a necessidade de formação continuada para os gestores e modificação no desenho da política de bonificação, diante disso foi elaborado um Plano de Intervenção Educacional, com o objetivo de aperfeiçoar a prática gestora das escolas estaduais localizadas no âmbito da Regional Centro Sul, assim como aprimorar o Sistema de Bonificação no Estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectBonificaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectBonuspt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs efeitos da política de bonificação do Estado do Rio de Janeiro nas ações gestoras de escolas estaduais do Município de Valençapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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