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dc.contributor.advisor1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Raphael Bispo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757795T4pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Sandra Regina Soares da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorBove, Adrielle Luchi Coutinho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4367581P0pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T15:51:22Z-
dc.date.available2017-05-12-
dc.date.available2017-05-17T15:51:22Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4492-
dc.description.abstractThe present research aimed to investigate the relation between youth and music, in particular the heavy metal, looking forward to analyze the “headbanger” social construction in the rock and heavy metal environment. Considering the young people acting as expression of contemporary young cultures, as far as they express the group experiences and preferences, this work’s purpose was to use the results of an ethnographic investigation to comprehend how life style is built from choosing rock and heavy metal as a musical predilection. The analyzed background was the city of Juiz de Fora – MG, where there is a specific market for headbangers customs, namely specialized stores, rehearsal studios, music schools, pubs, concert halls, tattoo and body piercing studios, among other examples. The investigation was divided into three analytical lines: the first one is about the usage of urban space by headbangers and how they create a interactional meshwork among them. The second line explores how consumption goods become more symbolical according to daily routines, allowing to tie meanings and linking people and groups. The third one examines the process of becoming a headbanger, considering the changes the person goes through when initiated in the rock and heavy metal movement. This investigation expects to disclose the importance of music in these young people daily routines, as well as its capacity of intervention, the choice of certain spaces of the city as social points, and the use of accessories as a display of individual tastes, aesthetic and identity.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou investigar as relações entre juventude e música, em particular o estilo heavy metal, procurando analisar a construção social do “headbanger” no universo do rock. Considerando a atuação destes jovens como expressão das culturas juvenis contemporâneas, se propôs a compreender como este estilo de vida é formado a partir da escolha musical do rock e do heavy metal através de uma investigação etnográfica. O contexto analisado foi a cidade de Juiz de Fora-MG, conta com um mercado de bens e serviços específico para atender o público headbanger, como lojas especializadas na venda de artigos de rock e heavy metal, estúdios de música, escolas de música, bares, casas de shows, empresas de excursão, praças, estúdios de tatuagem e body piercing, dentre outros. A investigação foi dividida em três eixos de análise: o primeiro, sobre os usos dos espaços da cidade e a produção de uma extensa malha de interações entre os sujeitos headbangers. O segundo, como os bens materiais assumem uma dimensão simbólica a partir das práticas cotidianas dos sujeitos, ajudando a atar significados e servir de ponte entre sujeitos e grupos. O terceiro, o processo pelo qual o sujeito se torna um headbanger, considerando a transformação pela qual ele passa após escolher o rock e o heavy metal como uma experiência iniciática. A pesquisa procura demonstrar a importância da música nas práticas cotidianas desses jovens, bem como sua capacidade de agenciamento a partir dela, se organizando em grupos, escolhendo determinados espaços da cidade como points de socialização, e utilizando do consumo como uma forma de trazer nos bens materiais suas escolhas e gostos, sua estética, como marcadores de identidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectUrban Spacept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleJuventude e Heavy Metal : usos do espaço, práticas de consumo e produção de significados na cidade de Juiz de Fora-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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