Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4490
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sueanneoliveiraevangelista.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nicolella, Alexandre Chibebe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761391A9pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Jane do Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753358H0pt_BR
dc.creatorEvangelista, Sueanne Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428460D5pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T15:49:51Z-
dc.date.available2017-05-12-
dc.date.available2017-05-17T15:49:51Z-
dc.date.issued2016-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4490-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the support provided by Teaching Assistant Coordinator of Elementary Education II / CDE 3, the schools under its responsibility, specifically about the parallel recovery. The interest in the this subject come from the monitoring of school’s performance of pupils, where they found diferences in failure rates of the internal evaluations, mainly Portuguese and Math from 7th year, setting difficulties in the learning and teaching of these students. To achieve the proposed objective, the methodology was used as a qualitative approach from that case. The actors investigated in the data collection were educational supervisors, education managers, pedagocical manager, Portuguese and math teachers, parents and students, having as collection instruments, interviews and questionnaires. To give theoretical support to study, used thoeries of Ribeiro (1991), Quagliato (2000), Yacovenco (2011), among other authors who deal with the Recovery Parallel, its limits and effective possibilities. The survey results show differences in the meaning of parallel recovery of the subjects investigated, the lack of systematic practice of PR in schools, and the fragility of the support offered by CAP EF II / CDE 3 in this regard. In order to contribute to the effectiveness of parallel recovery in the schools, proposed three Educational Action Plans (EAPs) that bring actions considered feasible to be implemented in areas of SEDUC / AM, the CAP EF II / CDE 3 and schools in order to improve the practice of parallel recovery, and consequently improving the quality of education offered in secundaries schools of CDE 3.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar o suporte oferecido pela Coordenadoria Adjunta Pedagógica de Ensino Fundamental II/CDE 3 às escolas sob sua responsabilidade, especificamente acerca da Recuperação Paralela. O interesse pela temática surgiu a partir do monitoramento do rendimento escolar dos alunos, no qual se constatou flutuações nos índices de reprovação nas avaliações internas, principalmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 7º ano, configurando dificuldades de ensino e aprendizagem desses alunos. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada como metodologia a abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso. Os atores investigados na coleta de dados foram os supervisores pedagógicos, gestores, pedagogos, professores de Língua Portuguesa e Matemática, pais e alunos, tendo-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas e questionários. Para dar subsídios teóricos ao estudo, valeu-se dos aportes de Ribeiro (1991), Quagliato (2000), Yacovenco (2011), dentre outros autores que versam sobre a Recuperação Paralela, seus limites e possibilidades de efetivação. Os resultados da pesquisa apontam divergências na concepção de Recuperação Paralela entre os sujeitos investigados; a falta de sistematização da prática dessa recuperação; e a fragilidade do suporte oferecido pela CAP EF II/ CDE 3 a esse respeito. Com a finalidade de contribuir para a efetividade da Recuperação Paralela nas escolas, propôs-se um plano de Ação Educacional (PAE) que apresenta ações consideradas viáveis de execução, nos âmbitos da SEDUC/AM; da CAP EF II/ CDE 3 e das escolas. O objetivo é a melhoria da prática Recuperação Paralela e, consequentemente, a melhoria da qualidade da educação oferecida nas escolas de EF II da CDE 3.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecuperação paralelapt_BR
dc.subjectRecuperação de conteúdopt_BR
dc.subjectRecuperação de notapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectParallel recoverypt_BR
dc.subjectContent retrievalpt_BR
dc.subjectNote recoverypt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectLearning disabilitiespt_BR
dc.subjectReproofpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA recuperação paralela no processo de ensino e aprendizagem: desafios da coordenadoria adjunta pedagógica da coordenadoria distrital de educação 3/SEDUC-AMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.