Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/448
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anaangelaaraujobraz.pdf868.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira , Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Betlinski, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127388J1pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Márcia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796360H7pt_BR
dc.creatorBraz, Ana Ângela Araújo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4413899J7pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T18:41:30Z-
dc.date.available2016-01-20-
dc.date.available2016-01-25T18:41:30Z-
dc.date.issued2014-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/448-
dc.description.abstractThe present work has for goal to develop a proposal intervention to contribute in overcoming the challenges of achieving the curricular integration in Escola Estadual de Educação Profissional (E.E.E.P.) - Professional Teaching State School in Ceará state. Starting from a management case was investigated working conditions in the school to propose alternatives to overcome the problem. This angle is justified by the fact that the author of this work do part of the management team (E.E.E.P.) and have found that the difficulties in achieving a solid and well structured curriculum integration can be configured as one of the barriers to students' learning, such as the compulsory subjects of the Common National Base, as in professional courses. In order to obtain information to describe and analyze the case, the investigation has as methodology the use of semi-structured roadmaps, interviews and documentary research. At the end of the case description, in Chapter 1, we conclude that there are two key factors which influence the existence of the problem: organization and distribution of work responsibilities of the management team and the role of school management in training and aid to teacher performance. In Chapter 2 the problem was analyzed taking into account these two elements. The analysis was conducted from the perspective of some authors: Neves to present a history of Technical and Professional Education in Brazil, Luck and Mintzberg to talk about School Management, Polon to treat about the role of curriculums in effective schools, Lopes and Macedo to aproach subjects and curricular integration. This way, in Chapter 3, we present a proposal intervention consisting in actions to redefine the management team obligations and organize their work so that it can act in training and aid to teacher performance through collaborative training focusing on the curricular integration. These propositions represent the effort to contribute and overcome difficulties in the implementation of an integrated curriculum in the watched school.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação objetivou a elaboração de uma proposta de intervenção para contribuir na superação dos desafios de realização da integração curricular em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) no estado do Ceará. Partiu-se de um caso de gestão e investigaram-se as condições de trabalho na escola para a proposição de alternativas à superação do problema. Esse recorte se justificou pelo fato de a autora deste trabalho fazer parte da equipe gestora da EEEP em questão e ter verificado que as dificuldades na realização de uma integração curricular sólida e bem estruturada pode se configurar como um dos entraves à aprendizagem dos alunos, tanto nas disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum, como nos cursos profissionalizantes. A fim de obter informações para descrever e analisar o caso, a investigação teve como metodologia o uso de entrevistas com roteiros semiestruturados e pesquisa documental. Ao final da descrição do caso, no capítulo 1, chegou-se à conclusão de que são dois os elementos centrais que influenciam na existência do problema: a organização e a distribuição de responsabilidades do trabalho da equipe gestora e o papel da gestão escolar na formação e no auxílio à atuação docente. No capítulo 2, o problema foi analisado, levando-se em consideração esses dois elementos. A análise foi feita a partir da perspectiva de alguns autores: Neves, para apresentar um histórico do Ensino Técnico e Educação Profissional no Brasil, Luck e Mintzberg, para falar de Gestão Escolar, Polon, para tratar do papel dos currículos nas escolas eficazes, e Lopes e Macedo, para abordar disciplinas e integração curricular. Desse modo, no capítulo 3, apresentou-se uma proposta de intervenção que consiste em ações para redefinir as atribuições da equipe gestora e organizar o seu trabalho, para que esta possa atuar na formação e no auxílio à atuação docente, através de formações colaborativas com foco na integração curricular. Essas proposições representam o esforço de contribuir para superar as dificuldades na execução de um currículo integrado na escola pesquisada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectIntegração Curricularpt_BR
dc.subjectEducação Profissionalpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectCurricular Integrationpt_BR
dc.subjectProfessional Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios no currículo do ensino médio integrado à educação profissional na Escola Estadual de Educação Profissional Rodrigues Brazpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.