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dc.contributor.advisor1Nogueira, Nícea Helena de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775881Z0pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gilvan Procópio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Anderson Bastos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759040E8pt_BR
dc.creatorSilva, Jackson Leocadio da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4564838J1pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T15:23:27Z-
dc.date.available2017-05-11-
dc.date.available2017-05-17T15:23:27Z-
dc.date.issued2017-03-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4480-
dc.description.abstractThe central goal of the present dissertation is to understand the particular aesthetics of the works composed by William Blake (1757 – 1827), characterized by a combination of visuality and mystical discourse. As Blake was a poet-engraver, the marriage of text and image is the most remarkable aspect of the pages he composed through his peculiar printing technique. The proper analyses will be carried out from a specific selection of Blake‘s works, considering his particular philosophy, established in The Marriage of Heaven and Hell (1790), and his own mythology, whose sample is represented by a trio of poems that we can call ―the books of Urizen‖: The First Book of Urizen (1794), The Book of Ahania (1795) and The Book of Los (1795). Not only passages from his poems will be analyzed, but also specific images from these poems will be examined, both illustrations and illuminations. The theoretical discussion will approach the following topics: the notion of prophecy as a literary genre, the relationship between the Blakean discourse and the Gnostic heresies, the particularities of the Blakean iconophilia, the tension between monism and dualism in Blake‘s work, as well as the affiliation of the poet to the tradition of mystical thinkers and his relation to the literary tradition itself. The conceptual axis around which this dissertation will be developed is the so-called Bible of Hell, a satirical idea conceived by the poet-engraver as an aesthetic symbol of his own posture towards the religious morality.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo central a compreensão da estética particular da obra de William Blake (1757 – 1827), caracterizada por uma combinação de visualidade e discurso místico. Como Blake era um poeta-gravurista, o casamento entre texto e imagem é o aspecto mais notável das páginas que compunha através da sua técnica peculiar de impressão. As devidas análises serão feitas a partir de uma determinada seleção de obras compostas pelo poeta, levando-se em conta a sua filosofia particular, estabelecida em O casamento do céu e do inferno (1790), e a sua própria mitologia, cuja amostra é representada por uma tríade de poemas que podemos chamar de ―os livros de Urizen‖: O primeiro livro de Urizen (1794), O livro de Ahania (1795) e O livro de Los (1795). Serão analisadas não apenas passagens de seus poemas, mas também determinadas imagens destacadas desses poemas, tanto na categoria das ilustrações quanto na categoria das iluminuras. As discussões teóricas abordarão os seguintes tópicos: a noção de profecia como gênero literário, a relação entre o discurso blakiano e as heresias gnósticas, as particularidades da iconofilia blakiana, a tensão entre monismos e dualismos na obra de Blake, assim como a filiação do poeta à tradição dos pensadores místicos e sua relação com a própria tradição literária. O eixo conceitual em torno do qual se desenvolve esta dissertação está na chamada Bíblia do Inferno, ideia satírica que o poeta-gravurista concebeu como um símbolo estético de sua própria postura em relação aos moralismos religiosos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectMisticismopt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectMysticismpt_BR
dc.subjectVisualitypt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectImagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Bíblia do Inferno de William Blake: visão como força imaginativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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