https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4383
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
camilabelocrolman.pdf | 538.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Mario Cesar da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6844744184325990 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Fellipe Guerra David | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4242923366032442 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4200737713604732 | pt_BR |
dc.creator | Crolman, Camila Belo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-05-17T11:24:54Z | - |
dc.date.available | 2017-05-08 | - |
dc.date.available | 2017-05-17T11:24:54Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4383 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa relacionar a qualidade do serviço público com a inclusão do princípio da eficiência administrativa na Constituição Federal (BRASIL, 1988), passando por breve análise dos efeitos da reforma administrativa, realizada através da EC nº 19 (BRASIL, 1998), para a qualidade na prestação dos serviços públicos. Além disso, relaciona-se o tema à ideia do direito à boa Administração Pública, como uma garantia fundamental dos cidadãos e uma forma de legitimação democrática da atuação administrativa. Para estabelecer a importância do controle social e discente para aferir e garantir a qualidade do ensino superior público, buscou-se definir, primeiramente, o conceito de ensino de qualidade a ser considerado. Por fim, passou-se para a análise específica da avaliação do próprio ensino, delineando seu significado literal, seus objetivos e finalidade, seguido de um diagnóstico acerca da avaliação como meio de controle de qualidade, que permite a identificação de problemas e elaboração de soluções, ressaltando a relevância da participação do administrado, fazendo da avaliação um instrumento que permite a participação administrativa, ou seja, permite que o destinatário tenha a oportunidade de influenciar na elaboração da decisão a ser tomada pelo administrador, o que é de fundamental importância no novo conceito de gestão, inclusive, educacional. Defende-se que a avaliação do usuário, no caso das instituições de ensino superior (IES), do discente, deve ser instrumento de destaque para uma análise fidedigna da qualidade da prestação dos serviços públicos de ensino, bem como para a elaboração de planos de aprimoramento. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Princípio da eficiência | pt_BR |
dc.subject | Direito à boa administração | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO | pt_BR |
dc.title | Educação e avaliação discente: satisfação do usuário como critério de aferição da qualidade do ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.