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dc.contributor.advisor1Andrade, Mario Cesar da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6844744184325990pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Fellipe Guerra David-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4242923366032442pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200737713604732pt_BR
dc.creatorCrolman, Camila Belo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-17T11:24:54Z-
dc.date.available2017-05-08-
dc.date.available2017-05-17T11:24:54Z-
dc.date.issued2014-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4383-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa relacionar a qualidade do serviço público com a inclusão do princípio da eficiência administrativa na Constituição Federal (BRASIL, 1988), passando por breve análise dos efeitos da reforma administrativa, realizada através da EC nº 19 (BRASIL, 1998), para a qualidade na prestação dos serviços públicos. Além disso, relaciona-se o tema à ideia do direito à boa Administração Pública, como uma garantia fundamental dos cidadãos e uma forma de legitimação democrática da atuação administrativa. Para estabelecer a importância do controle social e discente para aferir e garantir a qualidade do ensino superior público, buscou-se definir, primeiramente, o conceito de ensino de qualidade a ser considerado. Por fim, passou-se para a análise específica da avaliação do próprio ensino, delineando seu significado literal, seus objetivos e finalidade, seguido de um diagnóstico acerca da avaliação como meio de controle de qualidade, que permite a identificação de problemas e elaboração de soluções, ressaltando a relevância da participação do administrado, fazendo da avaliação um instrumento que permite a participação administrativa, ou seja, permite que o destinatário tenha a oportunidade de influenciar na elaboração da decisão a ser tomada pelo administrador, o que é de fundamental importância no novo conceito de gestão, inclusive, educacional. Defende-se que a avaliação do usuário, no caso das instituições de ensino superior (IES), do discente, deve ser instrumento de destaque para uma análise fidedigna da qualidade da prestação dos serviços públicos de ensino, bem como para a elaboração de planos de aprimoramento.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrincípio da eficiênciapt_BR
dc.subjectDireito à boa administraçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVOpt_BR
dc.titleEducação e avaliação discente: satisfação do usuário como critério de aferição da qualidade do ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



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