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dc.contributor.advisor1Musse, Christina Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783951D0pt_BR
dc.contributor.referee1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Rogério Bitarelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorArantes, Haydêe Sant' Ana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4472038E2pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T17:58:45Z-
dc.date.available2016-01-19-
dc.date.available2016-01-25T17:58:45Z-
dc.date.issued2014-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/434-
dc.description.abstractThis dissertation aims to investigate the film group trajectory: CEC – Center of Cinematography Studies of Juiz de Fora. It was formed by young scholars who served for twenty years (1957-1977) with cultural initiatives, promoting movie sessions, festivals and film courses in the city. Our goal in studying the memory of that group is understand its importance as a film society movement in the city history, how to realize the role of film as "place of culture" and of a new signification of public space. And mostly, it is still to understand film as an instrument of generator sociability, active in building social relationships. Our methodology is based on oral history interview technique, which serves as a means for the redemption of individual and collective members memories of the CEC. Then, we conducted 23 interviews with people who participated in this movement. The dissertation is based on the historiographical perspective as key element for rebuilding the group trajectory.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação pretende investigar a trajetória do grupo de cineclubismo: CEC – Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora - formado por jovens estudantes que atuou durante vinte anos (1957-1977) com iniciativas de caráter cultural, promovendo sessões de cinema, festivais e cursos de cinema na cidade. Nosso objetivo em estudar a memória desse grupo é compreendermos sua importância como um movimento cineclubista na história da cidade, quanto para percebermos o papel do cineclubismo enquanto “lugar de cultura” e de ressignificação do espaço público. E principalmente, ainda para entendermos o cinema como um instrumento gerador de sociabilidade, atuante na construção de relações sociais. Nossa metodologia apoia-se na técnica de entrevista em história oral, que serve como um meio para o resgate de memórias individuais e coletivas dos integrantes do CEC. Pensando nisso, foram realizadas 23 entrevistas com pessoas que participaram desse movimento. A dissertação fundamenta-se na perspectiva historiográfica como elemento chave para a reconstrução da trajetória do grupo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjectmemóriapt_BR
dc.subjectCECpt_BR
dc.subjecthistória oralpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectCECpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleMemórias do cineclubismo: a trajetória do CEC - Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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