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dc.contributor.advisor1Reyna, Carlos Francisco Perez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607T9pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Raquel dos Santos Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757514T9pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Leonardo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799845E6pt_BR
dc.creatorNovaes, Gustavo Gobbi-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8556970Z6pt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T13:25:02Z-
dc.date.available2017-05-11-
dc.date.available2017-05-11T13:25:02Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4223-
dc.description.abstractCe travail a pour but l‟interprétation des pratiques religieuses et/ou des traditions et connaissances populaires materialisées par des commerçants à Juiz de Fora, à l‟interieur des établissements. Il y a été realisée une ethnographie à partir de laquelle on a observé l‟habitude des commerçants de la ville deplacer des objets de caractère religieux, aussi bien que ceux issus des connaissances populaires, dans les établissements commerciaux, comme: des images de saints catholiques et des «orixás » ; des cruxifix ; des oratoires ; des chapelets ; des affiches de prières; des portraits aux motifs religieux ; des médailles ; des images petites des saints, de la Vierge ou de Jésus Christ ; des fers à cheval ; des plantes, comme le « espada-de-sãojorge », « comigo-ninguém-pode » et les poivriers; des peintures bibliques sur les murs ; des bibles ; des « caboclos » ; parmis d‟autres objets qui évoquent les religions et les divinités afro brésiliennes ou qui viennent des différentes pratiques du monde ésotérique. Dans ce sens, l‟objetif principal de cette recherche est de comprendre la raison de cette habitude de beaucoup de commerçants. Pour que soit possible cette étude, le centre commercial principal de la ville a été choisi comme le lieu majeur du cadre de la recherche, situé dans la région centrale, puis qu‟il répresente le plus significatif point de réference commercial à Juiz de Fora. Il y a été possible, donc, de conclure que ces commerçants ne place pas ses objets de nature religieuse ou populaire motivés seulement par la proctetion de l‟endroit, mais aussi, parce qu‟ils maintiennent des relations profondes – fréquement issues des apprentissages et des appartenances religieuses anciennes qui engendrent des actions religieuses, dans les plus divers domaines de ses vies – avec ses saints, « orixás », entités et d‟autres divinités.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo uma interpretação das práticas religiosas e/ou de tradições e saberes populares, materializados por comerciantes juizforanos, no interior de seus estabelecimentos. Foi realizada uma etnografia, a partir da qual se observou que muitos comerciantes da cidade possuem o costume de fixar objetos de caráter religioso, bem como aqueles derivados de saberes populares, em vários lugares, no interior de seus estabelecimentos comerciais, tais quais: imagens de santos católicos e orixás; crucifixos; oratórios; terços; orações em pôsteres; quadros com motivos religiosos; medalhas; santinhos; ferraduras; plantas, como a “espada-de-são-jorge”, “comigo-ninguém-pode” e pimenteiras; pinturas bíblicas em paredes; bíblias; caboclos; dentre outros objetos que evocam as religiões e divindades afro-brasileiras, ou oriundos de múltiplas práticas do mundo esotérico. Nesse sentido, o objetivo principal desta pesquisa está em compreender o porquê desse hábito de muitos comerciantes. Para tanto, o recorte de pesquisa incidiu sobre o centro comercial principal da cidade, na sua região central, uma vez que este representa o mais significativo ponto de convergência comercial de Juiz de Fora. Foi possível, dessa maneira, chegar à conclusão de que tais comerciantes não fixam seus objetos de natureza religiosa e de saberes populares por uma simples questão de proteção local, mas, também, porque eles mantêm relações profundas – muitas vezes marcadas por aprendizados e pertenças religiosas antigas, que informam as suas ações religiosas, nos mais variados âmbitos de suas vidas – com seus santos, orixás, entidades, dentre outras divindades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAções religiosaspt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectComerciantespt_BR
dc.subjectEstabelecimentos comerciaispt_BR
dc.subjectActions religieusespt_BR
dc.subjectEthnographiept_BR
dc.subjectCommerçantspt_BR
dc.subjectÉtablissements commerciauxpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleA presença do sagrado no comércio: uma etnografia das práticas religiosas entre os(as) comerciantes de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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