Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4220
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlavalentimbaraunadearaujo.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nicolella, Alexandre Chibebe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761391A9pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee2Gremaud, Amaury Patrick-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782807A7pt_BR
dc.creatorAraujo, Carla Valentim Baraúna de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-05-11T13:23:43Z-
dc.date.available2017-05-11-
dc.date.available2017-05-11T13:23:43Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4220-
dc.description.abstractThe discussion about the set of problems between student age and grade in Brazil is relevant as it directly influences the quality of education offered. So, trying to alleviate the problem in question, the State of Amazon created in 2005 the School Flow Correction Program - Avançar Project from 2010 to 2015. The motivation for the research is linked to the researcher's experience as manager of the school in the year 2014, identifying problems in the institution for the articulation of the Project and, consequently, to achieve the best possible results. In order to complete the study, it was used as methodology the qualitative research and data collection were carried out semi-structured interviews with school management; 02 teachers for pedagogical support; 05 teachers of Avançar Project, of which 03 also teach in regular education; with the pedagogical advisor who partners with the work unit and the District Coordinator of Elementary Education Early Years. After analyzing the data, it was possible to identify some obstacles in the execution of the Project in the unit, such as: the lack of knowledge on the part of the professionals who work with Avançar about the Pedagogical Proposal; the lack of training for teachers and other actors; the need for a better articulation of the professionals in the attendance to the classes of the Project; difficulties in using the textbook and scarcity of material resources; criteria for selecting teachers and better monitoring by parents. In view of this, an Educational Action Plan (PAE) was proposed with six actions, in order to ensure the continuous improvement of the development and results of the Avançar Project in the school researched. It is hoped that this study will allow new directions in the process of implementation and execution to the managers of this policy, in order to correct the school flow and reduce the age-grade distortion in the institution.pt_BR
dc.description.resumoA discussão sobre a problemática da distorção idade e ano no Brasil se faz relevante, uma vez que, influencia diretamente na qualidade do ensino ofertado. Assim, visando amenizar o problema em questão, o Estado do Amazonas criou, no ano de 2005, o Projeto de Correção de Fluxo Avançar. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo, investigar quais as dificuldades da equipe gestora da Escola Estadual Heloísa Goveia (nome fictício), localizada na zona norte da cidade de Manaus, na implementação e funcionamento do Projeto Avançar no período de 2010 a 2015. A motivação para a investigação está atrelada à experiência da pesquisadora como gestora da escola, no ano de 2014, identificando problemas na instituição para a articulação do Projeto e, consequentemente, para o alcance de melhores resultados. Para a concretização do estudo, foi utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados com a gestora da escola; 02 professoras de apoio pedagógico; 05 professores do Projeto Avançar, dos quais 03 também lecionam no ensino regular; com a assessora pedagógica que acompanha a unidade e com a Coordenadora Distrital do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais. Após a análise dos dados, foi possível identificar alguns entraves na execução do Projeto na unidade, como: o desconhecimento por parte dos profissionais que trabalham com o Avançar a respeito da Proposta Pedagógica; a ausência de formação aos docentes e demais atores; a necessidade de uma melhor articulação dos profissionais no atendimento às turmas do Projeto; dificuldades na utilização do livro didático e escassez de recursos materiais; critérios de seleção dos professores e melhor acompanhamento por parte dos pais. Diante disso, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) com seis ações, visando à melhoria no desenvolvimento e resultados do Avançar na escola pesquisada. Espera-se que este estudo possibilite novos direcionamentos no processo de implementação e execução desta política pelos gestores, a fim de corrigir o fluxo escolar e reduzir a distorção idade-ano na instituição.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDistorção idade e anopt_BR
dc.subjectCorreção de fluxo escolarpt_BR
dc.subjectProjeto avançarpt_BR
dc.subjectThe age/grade distortionpt_BR
dc.subjectSchool flow correctionpt_BR
dc.subjectAvançar projectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProjeto avançar: desafios e possibilidades na correção do fluxo numa escola estadual de Manaus - Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.