https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4128
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ronaldoeudesdacunhaafonso.pdf | 825.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Luciana Gaspar Melquíades | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9612622153460207 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mello, Elizabete Rosa de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3520225175774826 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marinho, Marcos Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2362492899696005 | pt_BR |
dc.creator | Afonso, Ronaldo Eudes da Cunha | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-04-20T13:40:44Z | - |
dc.date.available | 2017-03-27 | - |
dc.date.available | 2017-04-20T13:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4128 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O sistema licitatório brasileiro é composto por três legislações principais: o Regime Geral de Licitações, estabelecido na Lei nº 8.666 (BRASIL, 1993), a Lei do Pregão, disposta na Lei nº 10.520 (BRASIL, 2002), e o Regime Diferenciado de Contratações - RDC, criado pela Lei nº 12.462 (BRASIL, 2011). Esta monografia pretende efetivar um exame analítico dos três regimes licitatórios citados, de maneira a permitir a formulação de uma proposta de integração dos mesmos, que faça prevalecer os procedimentos mais eficientes ao alcance da proposta mais vantajosa. Para tanto, o presente trabalho vale-se do referencial Pós-Positivista, na perspectiva da Teoria dos Princípios, em conjunto com a Teoria da Argumentação Jurídica, ambas trazidas por Robert Alexy. Na revisão de literatura, identificou-se o âmbito de incidência dos três diplomas, a análise das alterações trazidas pelo RDC e Pregão, com abordagem dos dispositivos de maior polêmica. Concluindo-se, esta proposta derivará da resolução do conflito entre regras; do conflito entre os princípios, através do princípio da proporcionalidade, e pela concepção do princípio da legalidade como princípio da juridicidade, que exige a conformação do sistema licitatório aos princípios e regras constitucionais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Licitações | pt_BR |
dc.subject | Regime geral | pt_BR |
dc.subject | Pregão | pt_BR |
dc.subject | Regime diferenciado de contratações | pt_BR |
dc.subject | Pós-positivismo | pt_BR |
dc.subject | Princípio da eficiência | pt_BR |
dc.subject | Princípio da economicidade | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO | pt_BR |
dc.title | A integração do sistema licitatório brasileiro no contexto pós-positivista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Faculdade de Direito - TCC Graduação |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.