Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4114
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
julianaalvespereira.pdf248.64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200737713604732pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Fellipe Guerra David-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4242923366032442pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Mario Cesar da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6844744184325990pt_BR
dc.creatorPereira, Juliana Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-20T13:29:47Z-
dc.date.available2017-03-30-
dc.date.available2017-04-20T13:29:47Z-
dc.date.issued2014-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4114-
dc.description.abstractThis work aims to investigate, from a legal perspective, a perverse aspect of the Brazilian educational system: the medicalization of school failure. From the analysis of articles and studies mainly related to education, but also to medicine and pharmacology, we found that learning disabilities are often considered the cause of poor performance in schools. These children, considered as having psychiatric disorders – especially Attention Deficit Hyperactivity Disorder – are medicalized with highly controlled and potentially dangerous psychostimulants. Initially, we discuss about the right to education and the history of the Brazilian educational system, exposing the crisis in the traditional school system. After facing the medicalization of school failure, we propose the view that this phenomenon is the manifestation of the failure of the educational system itself. Furthermore, it’s urgent to bring this discussion to the legal context and draw attention to this perverse condition imposed on children. Therefore, Law, from an interdisciplinary debate, may seek new directions for Brazilian education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura trazer para o âmbito jurídico um aspecto perverso do sistema educacional brasileiro: a medicalização do fracasso escolar. A partir da análise de artigos e obras ligadas principalmente à pedagogia, mas também à medicina e à farmacologia, constatamos que se busca, frequentemente, em distúrbios de aprendizagem a causa para mau rendimento dos alunos nas escolas. Essas crianças, tidas como portadoras de transtornos psiquiátricos – mais especificamente de Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade – são medicalizadas com psicoestimulantes potencialmente perigosos e altamente controlados. Inicialmente, traçamos as linhas do direito à educação e o histórico do sistema educacional brasileiro, apontando a crise no modelo tradicional. Depois de enfrentar a medicalização do fracasso escolar, propomos a perspectiva de que esse fenômeno é a expressão do fracasso do próprio sistema educacional e temos como imperioso trazer essa discussão para o meio jurídico e chamar a atenção para essa condição perversa imposta às nossas crianças, e que o Direito, a partir de um debate interdisciplinar, possa buscar novos caminhos para a educação brasileira.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatologizaçãopt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectRitalinapt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPathologizationpt_BR
dc.subjectMedicalizationpt_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.subjectRitalinpt_BR
dc.subjectSchool failurept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA patologização dos desafios escolares como forma de violação ao direito à educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece en las colecciones: Faculdade de Direito - TCC Graduação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.