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dc.contributor.advisor1Maia, Carlos Eduardo Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727354Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Cassab, Clarice-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794418U1pt_BR
dc.contributor.referee2Balsan, Rosane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700468E7pt_BR
dc.creatorMoreira, Jader Arierom da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4672449A6pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-20T12:25:53Z-
dc.date.available2017-04-19-
dc.date.available2017-04-20T12:25:53Z-
dc.date.issued2016-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4092-
dc.description.abstractThis coursework deals with the townspeople territories of young people and their reverberations in public school of the periphery in Juiz de Fora, a city in the “Zona da Mata Mineira”. The main purpose is to analyze and understand the dynamic territorial between students in a school - a geographical analysis of field - recognizing who are these territories producers that manifest as in the city, as in the school space. It is based on the premise that the youth movement goes from home to school and returns to the city, later. It was used the qualitative research methodology, combining questionnaires and semi-structured interviews in dialogue with the people. The coursework is divided into four parts: the first discusses the school as a territory in the city, a moment which some initial approaches about the territory and its fundamental elements, power and borders are highlighted. The second part approaches the concept of neighborhood and its everyday territorial relations, involving aspects such as territoriality between and intra-districts and emphasizing the subordination processes and social stigmatization. The third part points out the reasons that lead the young students to school, stressing what is to be a young wanderer and underling in the contemporary city also stands out as the young bodies are considered territories and how territoriality that carry with them arise and relate in school. Finally, the fourth part presents the relationship between the cultures of the young people involved in research and how to project for the city from the school grounds, especially in informal soccer events, dodgeball and hip-hop, moments that also allow an analysis of class, gender and ethnicity relations among the young people. In this regard the school here is seen as a social reflection and reproduction condition of society and contributes to the dialectical movement of the pair homogeneity-heterogeneity.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre os territórios citadinos dos jovens e suas reverberações na escola pública de periferia em Juiz de Fora, município localizado na Zona da Mata Mineira. O principal objetivo é analisar e compreender a dinâmica territorial existente entre estudantes em uma escola - como campo de análise geográfica -, reconhecendo quem são esses sujeitos produtores de territórios que se manifestam tanto na cidade, como no espaço escolar. Toma-se como base a premissa de que o movimento do(a)s jovens vai da casa até a escola e retorna à cidade, posteriormente. Fez-se uso da metodologia de pesquisa qualitativa, mesclando questionários e entrevistas semiestruturadas no diálogo com os sujeitos. O trabalho está dividido em quatro partes: a primeira problematiza a escola como um território na cidade, momento em que se destacam algumas aproximações iniciais acerca do território e seus elementos fundamentais, o poder e as fronteiras. A segunda parte aborda o conceito de bairro e suas relações territoriais cotidianas, envolvendo aspectos como as territorialidades entre e intra-bairros e dando ênfase aos processos de subalternização e estigmatização social. Já a terceira aponta os motivos que levam o(a)s estudantes jovens à escola, frisando o que é ser um(a) jovem errante e subalterno(a) na cidade contemporânea, destaca-se também como os corpos de jovens são considerados territórios e como as territorialidades que carregam consigo surgem e se relacionam na escola. Por fim, a quarta parte apresenta a relação entre as culturas de jovens envolvido(a)s na pesquisa e como se projetam para a cidade a partir do território escolar, principalmente nos eventos de futebol informal, queimada e hip-hop, momentos que permitem também uma análise das relações de classe, gênero e etnia entre jovens. Nesse sentido a escola aqui é vista como reflexo social e condição de reprodução da sociedade e contribui com o movimento dialético do par homogeneidade-heterogeneidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectEstigmatizaçãopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectHip-hoppt_BR
dc.subjectMultiterritorialidadept_BR
dc.subjectDailypt_BR
dc.subjectSocial stigmatizationpt_BR
dc.subjectFootballpt_BR
dc.subjectHip hoppt_BR
dc.subjectMultiterritoryalitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleTerritórios e territorialidades na cidade: práticas jovens na/a partir da escola pública de periferia em Juiz de Fora/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia (Dissertações)



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