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dc.contributor.advisor1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee1Lammoglia, Bruna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704199J8pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739544D6pt_BR
dc.creatorGouvêa, Carolina de Lima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457985Y1pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T17:35:59Z-
dc.date.available2016-01-13-
dc.date.available2016-01-25T17:35:59Z-
dc.date.issued2015-05-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/408-
dc.description.abstractOur research aims to clarify the main questions presented by mathematics teachers in reading and interpretation of the concepts and the results of the evaluations of the Public School Assessment Program of Basic Education (PROEB), which is part of the native of Minas Gerais System of Public Education Evaluation (SIMAVE) and occur in school and high school education in the state of Minas Gerais. To achieve this end, we carried out desk research in the program (PROEB) and a literature review within the educational assessment issue on a large scale.We did interviews with teachers and people linked to CAEd/UFJF and the SRE Juiz de Fora. Sought with this study, listen to teachers to investigate and assist in major doubts regarding the results related to large-scale assessments that can interfere with the use thereof. At the end, we developed an educational product in a program that was produced from the doubts raised in the interview format.pt_BR
dc.description.resumoNossa pesquisa objetiva explicitar as principais dúvidas apresentadas por professores de Matemática na leitura e interpretação dos resultados das avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), que faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) e ocorrem no ensino fundamental e médio do estado de Minas Gerais. Para alcançar este fim, foram realizadas pesquisas documentais no Programa (PROEB) e uma revisão de literatura dentro do tema de avaliação educacional em larga escala. Foram feitas também entrevistas com professores e pessoas ligadas ao CAEd/UFJF e a SRE (Superintendência Regional de Ensino) Juiz de Fora. Buscou-se com este estudo, ouvir os professores a fim de investigar e auxiliar nas principais dúvidas com relação aos resultados ligados às avaliações em larga escala que podem interferir na utilização dos mesmos. Ao final, elaboramos um Produto Educacional no formato de um programa que foi produzido a partir das dúvidas apresentadas nas entrevistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação Externapt_BR
dc.subjectSIMAVE/PROEBpt_BR
dc.subjectEducational Evaluationpt_BR
dc.subjectExternal Evaluationpt_BR
dc.subjectSIMAVE / PROEBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma investigação sobre a compreensão de professores de matemática dos resultados do SIMAVE/PROEBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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