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dc.contributor.advisor1Melo, Wilson de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782518J0pt_BR
dc.contributor.referee1Soares Neto, Joaquim José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781187D2pt_BR
dc.contributor.referee2Hernandes, Julio Akashi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760554J4pt_BR
dc.creatorCarlos, Pablo Rafael de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4350733T5pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-18T14:02:00Z-
dc.date.available2017-04-18-
dc.date.available2017-04-18T14:02:00Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4082-
dc.description.abstractIn this work we address important aspects of large-scale assessments, especially the Physic assessments, the types, characteristics and also the preparation of the reference matrices for such assessments and items that make up the evaluation instruments. We discuss Bloom's Taxonomy, the classical theory of tests and the Item Response Theory. We analyse the performance of graduating high school students who participated in the National High School Exam (ENEM) in the 2009 to 2014 editions, for this purpose we used as a data source ENEM microdata provided by INEP. A brief discussion of the theoretical basis is primarily made involving this test model, item response theory and classical theory of tests. The students were divided into seven levels of proficiency, sought a series of statistical information between other relevant psychometric measures. This study revealed a poor performance in Physics of students that are completing high school in Brazil, highlighting the need for monitoring of teaching this discipline, so as to enable political and pedagogical actions that seek to improve the quality of science education, so the educational assessments show is an excellent tool. Finally, we will discuss the positive aspects of assessing and how the results of the evaluations can be used to improve teaching practices in teaching physics. The educational product developed in this master's work was the construction of a preparation guide, review and application of assessment tools in teaching physics whose purpose is to assist teachers to develop a critical eye on these assessments, to help in the treatment of the data generated and to use these data to develop activities in the classroom that seek to enhance the teaching and learning in physics.pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho são abordados aspectos importantes das avaliações de larga escala, principalmente as avaliações de Física, os tipos, as características e também a elaboração das matrizes de referência para tais avaliações e dos itens que compõem os instrumentos de avaliação. Discutiremos a Taxonomia de Bloom, a Teoria Clássica dos Testes e a Teoria de Resposta ao Item. É feita uma análise sobre o desempenho dos estudantes concluintes do Ensino Médio que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2009 a 2014, para esse objetivo foi utilizado como fonte de dados os microdados do ENEM fornecida pelo INEP. Primeiramente é feita uma breve discussão sobre a base teórica que envolve esse modelo de exame, a Teoria de Resposta ao Item e Teoria Clássica dos Testes. Os alunos foram distribuídos em sete níveis de proficiência, buscou-se uma série de informações estatísticas entre outras medidas psicrométricas relevantes. Esse estudo revelou um baixo desempenho em Física dos estudantes que estão concluindo o Ensino Médio no Brasil, evidenciando a necessidade do acompanhamento do ensino nessa disciplina, para assim possibilitar ações políticas e pedagógicas que busquem melhorar a qualidade do ensino científico, sendo assim as avaliações educacionais mostram-se uma excelente ferramenta. Por fim, iremos discorrer a respeito dos aspectos positivos de se avaliar e como os resultados das avaliações podem ser usados para melhorar as práticas pedagógicas no ensino de Física. O produto educacional desenvolvido nesse trabalho de mestrado foi a construção de um guia de elaboração, revisão e aplicação de instrumentos de avaliação no ensino de Física cuja finalidade é dar subsídios aos professores para desenvolver um olhar crítico sobre essas avaliações, além de auxiliar no tratamento dos dados gerados e na utilização desses dados para desenvolver atividades em sala de aula que busquem potencializar o ensino-aprendizagem em Física.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAvaliações de larga escala de físicapt_BR
dc.subjectTeoria de resposta ao itempt_BR
dc.subjectProficiência em físicapt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectLarge-scale Physics Assessmentspt_BR
dc.subjectItem Response Theorypt_BR
dc.subjectProficiency in Physicspt_BR
dc.subjectNational High School Education Examinationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleUma análise do desempenho dos estudantes no exame nacional do ensino médio e as contribuições para o ensino-aprendizagem de físicapt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of student performance in national high school examination and contributions to the physical education-learningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



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