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dc.contributor.advisor1Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705769T0pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amorin, Cassiano Caon-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710191Z3pt_BR
dc.contributor.referee1Szundy, Paula Tatianne Carréra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703201A1pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700453Y5pt_BR
dc.creatorOliveira, Rafaela Andrade Savino de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8728225H6pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-18T13:44:31Z-
dc.date.available2017-04-17-
dc.date.available2017-04-18T13:44:31Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4069-
dc.description.abstractThis Project presents results of the research: “Construction of Geographic Knowledge on a Language Perspective: an analysis of the Geography Curriculum Proposal of Juiz de Fora City Hall”, developed in the Graduate Project in Education of the Federal University of Juiz de Fora. Searches what the language practices are, shown in the Geography document of Juiz de Fora City Hall in a perspective of multiliteracies of the scientific literacy and textual genres. The purposes are to analyze how the textual genres are discussed in the Geographic Curriculum Proposal of Juiz de Fora City Hall (2012), describe the literacy practices and the methodological proposals, suggested on the document, and measure the literacy role, overall of the textual genres, in the process of the geographic knowledge construction. Understanding that there are multiple of literacies, and considering that the language runs through the knowledge construction of the school, we realize that an interdisciplinary project, whose main axis are the textual genres and supported by approaches that emphasize the social character of language, can contribute to the students‟ language skills development, in an attempt of expanding their knowledge. As theoretical assumptions, we support them in the Sociodiscursive Interacionism of Bronckart (2003, 2006, 2009, 2010), in the theories of textual genres of Dolz and Schneuwly (2004), in Literacy Theories on social practices of Soares (2004, 2013) and Street (2010, 2012, 2014) and in the perspective of Multiliteracies of Rojo (2009, 2012, 2013). For this, we use a documental research as a project method. The data analyzed states that the activities of reading, writing and speaking skills, suggested in the proposal, enable the development of language practices, covering varied genres, as a basis for the Geography knowledge, contributing to the extension process of the students‟ language capacities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados da pesquisa “A construção do saber geográfico na perspectiva da linguagem: uma análise da Proposta Curricular de Geografia da Prefeitura de Juiz de Fora”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Investiga quais são as práticas de linguagens reveladas no documento de Geografia da Prefeitura de Juiz de Fora numa perspectiva dos multiletramentos, do letramento científico e dos gêneros textuais. Os objetivos são analisar a forma como gêneros textuais são abordados na Proposta Curricular de Geografia da Prefeitura de Juiz de Fora (2012), descrever as práticas de letramentos e as propostas metodológicas, sugeridas no documento, e avaliar o papel da linguagem, sobretudo dos gêneros textuais, no processo de construção do conhecimento geográfico. Por entendermos que os letramentos são múltiplos, e considerando que a linguagem perpassa a construção do conhecimento na escola, percebemos que um trabalho interdisciplinar, cujo eixo principal sejam os gêneros textuais e sustentado por abordagens que privilegiam o caráter social da linguagem, pode contribuir com o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos, na tentativa de ampliar seus conhecimentos. Como pressupostos teóricos apoiamo-nos no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2003, 2006, 2009,2010), nas teorias de gênero textuais de Dolz e Schneuwly (2004), nas Teorias de Letramentos como práticas sociais de Soares (2004, 2013) e Street (2010, 2012, 2014) e na perspectiva dos Multiletramentos de Rojo (2009, 2012, 2013). Utilizamos, para isso, a pesquisa documental como metodologia de trabalho. Os dados analisados expõem que as atividades de leitura, escrita e oralidade, sugeridas na Proposta, possibilitam o desenvolvimento de práticas de linguagem, que abrangem gêneros variados, como base para a construção do conhecimento de Geografia, podendo contribuir com o processo de ampliação das capacidades de linguagem dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectLiteraciespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA construção do saber geográfico na perspectiva da linguagem: uma análise da Proposta Curricular de Geografia da Prefeitura de Juiz de Forapt_BR
dc.title.alternativeConstruction of geographic knowledge on a language perspective: an analysis of the Geography Curriculum Proposal of Juiz de Fora City Hallpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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