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dc.contributor.advisor1Ramos, Maria Lúcia Bueno-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769684J2pt_BR
dc.contributor.referee1Rainho, Maria do Carmo Teixeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792222A6pt_BR
dc.contributor.referee2Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121203E6pt_BR
dc.creatorCorrêa, Clecius Campos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4672428E2pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-18T13:38:37Z-
dc.date.available2017-04-17-
dc.date.available2017-04-18T13:38:37Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4061-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the role of plastic artists in the modernization process that occurred in Brazil after World War II, specifically in the 1950s and 1960s, presenting them as agents of this movement, particularly in the fields of art, fashion and the press. The main references are the graphic reforms carried out in the Jornal do Brasil and Correio da Manhã, by the artists Amilcar de Castro e Alexandre Wollner, respectively, and the artwork of the plastic artist Olly Reinheimer — developed between art and fashion. Through these examples, we investigate how the new aesthetic currents in the period — notably Concretism and Neoconcretism — sought to promote the integration of art and life, through the aestheticization of daily life and new lifestyles.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o papel dos artistas plásticos no processo de modernização ocorrido no Brasil após a Segunda Guerra Mundial, especificamente nos anos 1950 e 1960, apresentando-os como agentes desse movimento, particularmente nos domínios da arte, da moda e da imprensa. As principais referências são as reformas gráficas realizadas no Jornal do Brasil e no Correio da Manhã, pelos artistas Amilcar de Castro e Alexandre Wollner, respectivamente, e a obra da artista plástica Olly Reinheimer — desenvolvida entre a arte e a moda. Por meio desses exemplos, investiga-se como as novas correntes estéticas no período — notadamente o Concretismo e o Neoconcretismo — procuraram promover a integração arte e vida, por meio da estetização do cotidiano e dos novos estilos de vida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes plásticaspt_BR
dc.subjectConcretismopt_BR
dc.subjectImprensapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectModernizaçãopt_BR
dc.subjectOlly Reinheimerpt_BR
dc.subjectConcretismpt_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectModernitypt_BR
dc.subjectModernizationpt_BR
dc.subjectOlly Reinheimerpt_BR
dc.subjectPresspt_BR
dc.subjectVisual artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleAgentes da modernização: os artistas plásticos e suas atuações na arte, na moda e na imprensa brasileiras dos anos 1950 e 1960pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



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