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dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700503J6pt_BR
dc.contributor.referee2Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732130D0pt_BR
dc.contributor.referee3Bernardo, Heloísa Pinna-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772540D2pt_BR
dc.creatorCastro, Alcinete Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244303Z6pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-18T12:48:07Z-
dc.date.available2017-04-11-
dc.date.available2017-04-18T12:48:07Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4040-
dc.description.abstractThis research paper has the objective to identify the factors that affect the predisposition of teachers for using the Digital Teacher Class Record. The Digital Teacher Class Record is a tool for Educational Management System of the State of Amazonas (Sigeam) and the Amazon's Secretariat of Education (Seduc / AM), created to replace the old daily booklet used by most schools in our country. The implementation process was built as a pilot project in two school units, with a gradual expansion until, in 2013, assuming that the project was consolidated; the Seduc / AM implemented this tool in 226 state public schools in Manaus. After implementation, several problems arose such as slow internet and no signal affect the use of the tool, clarity of how the platform works, insufficient computers in schools, loss of data, no direct permission to perform the evaluation with students who came from another school without results, program content is not compatible with the curriculum, lack of specific legislation, lack of training for users, among others. To comply with the objective of the paper, a theoretical review and an empirical study was conducted. In the empirical part, they were applied two focus groups in schools with different profiles and the application of a survey of 207 teachers of Manaus state school. Based on the theoretical framework and the results of the research, it is presented to Seduc / AM, an Educational Action Plan (PAE), where improvement proposals will be suggested to use the Digital Teacher Class Record such as: contracting broadband internet in schools, Increasing the number of computers in the teachers' room, creating specific legislation, training teachers to use ICTs in schools, inserting links in the Digital Diary Graphical Interface and changing authentication for access to the digital diary through e-mail.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo identificar os fatores impactam na predisposição dos docentes para utilizar o Diário Digital. O Diário Digital é uma ferramenta do Sistema de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), da Secretaria de Educação e Qualidade do Estado do Amazonas (Seduc/AM), criado para substituir o antigo diário em papel utilizado pela maioria das escolas do país. O processo de implantação foi construído através de um projeto piloto em duas unidades escolares, com uma expansão gradativa até que, em 2013, julgando que o projeto estivesse consolidado, a Seduc/AM implantou essa ferramenta nas 226 escolas estaduais de Manaus. Após a implantação, vários problemas apareceram tais como: internet lenta e sem sinal prejudica o uso da ferramenta, clareza de como funciona a plataforma, computadores insuficientes nas escolas, perda de dados, não permissão direta para fazer avaliação com alunos que vieram de outra escola e não trouxeram notas, conteúdo programático não compatível com a grade curricular, falta de legislação específica, falta de capacitação para os usuários, dentre outras. Para cumprir o objetivo da dissertação, foi realizada uma revisão teórica e um estudo empírico. Na parte empírica, foram aplicados dois grupos focais em escolas com perfis diferentes e a aplicação de um survey com 207 docentes da rede estadual de Manaus. Com base no referencial teórico e nos resultados da pesquisa, é apresentado a Seduc/AM, um Plano de Ação Educacional (PAE), em que foram sugeridas propostas de melhorias para o uso do Diário Digital como: contratação de internet banda larga nas escolas, ampliação da quantidade de computadores na sala dos professores, criação de legislação específica, capacitação para os professores utilizarem as TICs nas escolas, inserção de links na Interface gráfica do Diário digital e mudança de autenticação para acesso ao diário digital através de e-mail.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema de gestão escolarpt_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectDiário digitalpt_BR
dc.subjectEducational management systempt_BR
dc.subjectICT skillspt_BR
dc.subjectDigital teacher class recordpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA implantação do diário digital nas escolas públicas estaduais de Manaus (AM)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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