Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4011
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
algizalopesesilva.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Rosângela Veiga Júlio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718307T8pt_BR
dc.contributor.referee1Lamas, Fernando Gaudereto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753613P6pt_BR
dc.contributor.referee2Barra, Regina Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774551U2pt_BR
dc.contributor.referee3Sobrinho, Juliano Custódio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717797D4pt_BR
dc.creatorSilva, Algiza Lopes e-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420943D7pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-11T11:34:41Z-
dc.date.available2017-04-10-
dc.date.available2017-04-11T11:34:41Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4011-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case of management in focus sought to analyze the roles and responsibilities assigned to the pedagogue and / or pedagogical support in the constitution of resolution 122/2010 and in its daily practices in the monitoring of internal and external evaluations in three state schools belonging to the District Coordination of Education 7 (CDE 7), in the northern part of Manaus, in the state of Amazonas. The objectives defined for this study are to investigate the meanings attributed by the school team to a public policy of monitoring, which was created to aid in the learning process, as well as to visualize how these professionals have behaved in face of daily challenges and practices, Exposed in the resolution and in the demands of work. In order to reach the objectives, we use as methodology the case study, based on the qualitative research. As research procedures we used the Lickert scale questionnaire to the 14 managers of elementary schools I of CDE 7, to choose the three schools that served as research field. We also used the semi-structured interview with pedagogues, pedagogical support, teachers of Mathematics and Portuguese Language of the 5th year of Elementary School I and with the assistant pedagogical coordinator of this level of education of CDE 7. The theoretical reference of the research was given through dialogue with the Works by Cipriano Luckesi, Heloísa Lück, Hilda Micarello, Jamil Cury, Thelma Polon, among others. The results pointed to a lack of knowledge of the legislation that governs the assessment of learning, to evidence of curriculum reduction in an attempt to adjust the use of reference matrices, and lack of training for pedagogues and pedagogical supports. Given these findings, we propose an Educational Action Plan with continuing education strategies that can contribute to effective practices with which school professionals can reflect on the use of the diagnostic results of internal and external evaluations as another tool for improving quality of our students.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão em foco buscou analisar quais os papéis e as atribuições destinadas ao pedagogo e/ou apoio pedagógico na constituição da Resolução nº. 122/2010 em suas práticas diárias no acompanhamento das avaliações internas e externas em três escolas estaduais pertencentes à Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7), na zona norte de Manaus, no estado do Amazonas. Os objetivos definidos para este estudo são o de investigar os sentidos atribuídos pela equipe escolar diante de uma política pública de monitoramento, que foi criada para auxiliar no processo de aprendizagem, além de visualizar como esses profissionais têm se comportado frente aos desafios e práticas diárias, expostas na resolução e nas demandas de trabalho. Para alcançar os objetivos, utilizamos como metodologia o estudo de caso, tendo por base a pesquisa qualitativa. Como procedimentos de pesquisa, utilizamos a aplicação de questionário de escala tipo Lickert aos 14 gestores de escolas de Ensino Fundamental I da CDE 7, para escolha das três escolas que serviram de campo da pesquisa. Usamos também a entrevista semiestruturada com pedagogos, apoios pedagógicos, professores de Matemática e Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental I e com o coordenador adjunto pedagógico desse nível de ensino da CDE 7. O referencial teórico da pesquisa se deu através do diálogo com os trabalhos de Cipriano Luckesi, Heloísa Lück, Hilda Micarello, Jamil Cury, Thelma Polon, entre outros. Os resultados apontaram para um desconhecimento da legislação que rege a avaliação da aprendizagem, para indícios da redução do currículo na tentativa de se adequar o uso das matrizes de referência e para a ausência de capacitação para pedagogos e apoios pedagógicos. Dados esses achados, propomos um Plano de Ação Educacional com estratégias de formação continuada que possam contribuir para práticas efetivas com as quais os profissionais das escolas poderão refletir sobre o uso dos resultados diagnósticos das avaliações internas e externas como mais um instrumento para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos nossos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEquipe pedagógicapt_BR
dc.subjectAvaliação interna e externapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMatriz de referênciapt_BR
dc.subjectProfessores dos anos iniciaispt_BR
dc.subjectPedagogical teampt_BR
dc.subjectInternal and external evaluationpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectReference matrixpt_BR
dc.subjectTeachers of the initial yearspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão da avaliação no estado do Amazonas: o papel do pedagogo e/ou apoio pedagógico nas apropriações pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.