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dc.contributor.advisor1Santos, José Alcides Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770461U6pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Michele Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Gesqui, Luiz Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755924P5pt_BR
dc.creatorSilva, Elis Regina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8102008P1pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-07T16:25:26Z-
dc.date.available2017-04-07-
dc.date.available2017-04-07T16:25:26Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3998-
dc.description.abstractThis study analyzes the process of implementation of the Projeto Estratégico Educação em Tempo Integral (PROETI) in a school that serves students Minas Gerais area of risk, social vulnerability have low school performance. For its realization we chose qualitative research from the desk review, the literature review and semi-structured interviews, which greatly assisted in the interpretation and understanding of the reality studied. Referring to the analysis undertaken, the study shows that the school integral time faces some challenges that directly influence their quality, such as difficulties in the organization (time and space) of the activities offered; disruption of work caused mainly by way of hiring professional education in the state; incipient and training of teachers to meet the demands of integral time training. However, even with some setbacks, the school integral time is an alternative for improving the quality of education, and current educational policy throughout Brazil. The study was theoretical support for Teixeira, forerunner of integral education in Brazil, and scholars today as Cavaliere (2002; 2007), Moll (2012), Guará (2009), Coelho (2002; 2004), Lück (2009; 2010), among others. In the last chapter, we present the proposal of Educational Action Plan (EAP) that punctuates actions that can support the school and the Regional Superintendent of Education in the implementation of PROETI in order to contribute to improving the education of students who attend the project. The propositions of the EAP reach training and career professionals involved in the project. Within the school, should be part of the School Development Plan. Other proposals should be taken by the regional education to the State Department of Education of Minas Gerais and is subject to their appreciation for viability.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa o processo de implementação do Projeto Estratégico Educação em Tempo Integral (PROETI) em uma escola de Minas Gerais que atende alunos de área de risco, em vulnerabilidade social e que apresentam baixo desempenho escolar. Para sua realização, optamos pela pesquisa qualitativa a partir da análise documental, da revisão bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas, que muito nos auxiliaram na interpretação e compreensão da realidade pesquisada. Tendo como referência a análise empreendida, o estudo nos mostra que a escola de tempo integral enfrenta alguns desafios que influem diretamente na sua qualidade, tais como: dificuldades na organização (tempo e espaço) das atividades ofertadas; descontinuidade do trabalho causada principalmente pela forma de contratação dos profissionais de educação no estado; e formação incipiente dos professores para atender às demandas formativas do tempo integral. Entretanto, mesmo com alguns percalços, a escola de tempo integral constitui uma alternativa para melhoria da qualidade da educação e, na atualidade, uma política educacional para todo o Brasil. O estudo teve respaldo teórico em Anísio Teixeira, precursor da educação integral no Brasil, e em estudiosos da atualidade como Cavaliere (2002; 2007), Moll (2012), Guará (2009), Coelho (2002; 2004), Lück (2009; 2010), entre outros. No último capítulo, apresentamos a proposta do Plano de Ação Educacional (PAE), que pontua ações que podem subsidiar a escola e a Superintendência Regional de Ensino na implementação do PROETI, de forma a contribuir para melhoria da educação dos alunos que frequentam o projeto. As proposições do PAE alcançam a formação e a carreira dos profissionais envolvidos no projeto. No âmbito da escola, devem fazer parte do Plano de Desenvolvimento da Escola. As demais proposições devem ser levadas pela regional de ensino à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e estarão sujeitas à sua apreciação para viabilização.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTempo integralpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectIntegral timept_BR
dc.subjectSocial vulnerabilitypt_BR
dc.subjectContinued trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProjeto Estratégico Educação em Tempo Integral: análise de sua gestão em uma escola mineira que atende alunos de área de risco e em vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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