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dc.contributor.advisor1Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716854Z1pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792956Y8pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765229A7pt_BR
dc.creatorCunha, Natália-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-03-27T17:42:34Z-
dc.date.available2017-03-24-
dc.date.available2017-03-27T17:42:34Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3867-
dc.description.abstractStudies conducted over the years have shown the superiority of the preventive approach, compared to the remediative approach, for the promotion of reading development. In this scenario, screening at risk / no risk reading difficulty assumes a leading role. The main objective of this study was to evaluate the reliability and the classification accuracy of the risk / no risk for reading measures that consistently stand out as predictors of the development of this ability: letter name knowledge (LNK) and rapid automatized naming (RAN). Another aim of this study was to check whether a reduced version of the LNK measure could have a similar accuracy rather than a full version in a classification of reading difficulty risk. Therefore, this study tested 213 children. They performed the RAN and LNK measures during the last year of kindergarten and the reading task in the first grade of elementary school. In general, the results confirmed a good reliability of the measures (LNK 26 = 0,95; LNK 15 = 0,93; RAN objects: r = 0,71, p < 0,001; RAN colors: r = 0,88, p < 0,001; RAN numbers: r = 0,89, p < 0,001; RAN letters: r = 0,82, p < 0,001) and showed that they can be used for screening at risk / no risk reading difficulty.pt_BR
dc.description.resumoEstudos realizados ao longo dos anos evidenciam a superioridade da abordagem preventiva, comparada à abordagem remediativa, para a promoção do desenvolvimento da leitura. Dentro desse cenário, o rastreamento da presença de risco/não risco de dificuldade de leitura assume um papel preponderante. O presente estudo teve como objetivos principais avaliar a fidedignidade e a precisão de classificação do risco/não risco de dificuldade de leitura de medidas que, consistentemente, se destacam como preditoras do desenvolvimento dessa habilidade: conhecimento do nome das letras (CNL) e nomeação seriada rápida (NSR). Foi objetivo do presente estudo, também, verificar se uma versão reduzida da tarefa de CNL teria uma precisão de classificação do risco de dificuldade de leitura similar à da versão completa. Para tanto, o estudo foi realizado com 213 crianças. As crianças realizaram as tarefas de NSR e de CNL quando se encontravam no último ano da educação infantil e a de leitura quando se encontravam no 1º ano do ensino fundamental. De uma forma geral, os resultados atestaram a boa fidedignidade das medidas (CNL 26 = 0,95; CNL 15 = 0,93; NSR de objetos: r = 0,71, p < 0,001; NSR de cores: r = 0,88, p < 0,001; NSR de números: r = 0,89, p < 0,001; NSR de letras: r = 0,82, p < 0,001), bem como evidenciaram que as mesmas podem ser usadas para rastrear a presença de risco/não risco de dificuldade de leitura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRastreamentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da leiturapt_BR
dc.subjectConhecimento do nome das letraspt_BR
dc.subjectNomeação seriada rápidapt_BR
dc.subjectScreeningpt_BR
dc.subjectReading developmentpt_BR
dc.subjectLetter name knowledgept_BR
dc.subjectRapid automatized namingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleConhecimento do nome das letras e nomeação seriada rápida: precisão de classificação de risco/não risco de dificuldade de leiturapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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