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dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708701J8pt_BR
dc.contributor.referee2Anastacio, Maria Queiroga Amoroso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780835Z6pt_BR
dc.creatorMalvaccini, Silvana Carello-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258539E0pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-24T12:37:45Z-
dc.date.available2017-03-23-
dc.date.available2017-03-24T12:37:45Z-
dc.date.issued2008-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3842-
dc.description.abstractThis work was conducted from interviews with teachers of mathematics education of the public network of Juiz de Fora (MG) and its proposal to understand the formation of the teacher on their experiences in school. In other words, show your "become what it is" a perspective that is based on the thought of the German philosopher Friedrich Nietzsche. The sense of formal consideration by the author as becoming, it is something that never concludes, it is always process. This is becoming a "movement", a track that does not have a pre-determined goal or a point of arrival. The becoming gave up in conflicts, affection, certainties and uncertainties; finally gives up in the experiences of the teacher. This study focused look at the experiences in space school, which, here, from the perspective of cosmology, Nietzsche is a space of multiple forces in an incessant movement and infinite possibilities. A field investigation of this work was carried out in two distinct movements: In the first movement of the search, the narratives of the teachers interviewed are organized into topics, drawn up in consultation with various authors. The second movement of the research came from a review methodology, in which there was a deeper understanding of the narrative focus of the search. The teachers were then interviewed in groups, resulting in a text narrative, which is close to a form of hypertext. With these two movements of research, the dissertation seeks to, first, open up possibilities to produce different perspectives on the "formation of the professor of mathematics" and, furthermore, to launch an understanding on the process of formation of the research and researcher.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado a partir de entrevistas com professores de matemática da rede pública de ensino de Juiz de Fora (MG) e tem como proposta compreender a formação do professor em suas vivências na escola. Ou seja, mostrar o seu “tornar-se o que se é” numa perspectiva que se apóia no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. O sentido de formação considerado por esse autor como devir, é algo que nunca se conclui, é sempre processo. O devir é um “movimento”, uma trajetória que não possui um objetivo pré-determinado ou um ponto de chegada. O devir dá-se em conflitos, afetos, certezas e inseguranças; enfim, dá-se nas vivências do professor. O presente trabalho focará o olhar nas vivências no espaço escolar, que, aqui, a partir da perspectiva da cosmologia de Nietzsche é um espaço de múltiplas forças em um incessante movimento e de infinitas possibilidades. A investigação de campo desse trabalho foi realizada em dois movimentos distintos: No primeiro movimento da pesquisa, as narrativas dos professores entrevistados são organizadas em temáticas, elaboradas em diálogo com diversos autores. O segundo movimento da pesquisa surgiu de uma revisão metodológica, em que houve um aprofundamento na compreensão do enfoque narrativo da pesquisa. Os professores foram, então, entrevistados em grupo, resultando em um texto narrativo, que se aproxima a um formato de hipertexto. Com esses dois movimentos da investigação, a dissertação pretende, por um lado, abrir possibilidades para se produzir diferentes perspectivas acerca da “formação do professor de matemática” e, por outro lado, lançar uma compreensão sobre o processo de constituição da pesquisa e da pesquisadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDevirpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectTeacher’s formationpt_BR
dc.subjectBecomingpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectSchool’s spacept_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleO “tornar-se o que se é” do professor de matemática e o espaço escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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