Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3840
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lenineantoniodosreis.pdf811.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sarmento, Diva Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780067Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Yazbedk, Dalva Carolina de Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728577T1pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Marise Maria Santana da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766544Y5pt_BR
dc.creatorReis, Lenine Antonio dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4551108Y1pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-24T12:36:51Z-
dc.date.available2017-03-23-
dc.date.available2017-03-24T12:36:51Z-
dc.date.issued2009-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3840-
dc.description.abstractThis work is a qualitative research that aimed to investigate the conceptions of learning assessment in a “seriate system” school and in a “cycle system” school. It aimed to observe, in these schools, how the pedagogical and evaluation practices are developed, obtaining informations to establish a parallel between the evaluative actions. The group investigated in this research was composed by principals, pedagogical supervisors and/or education coordinators, teachers and students of two schools in the early years classes of elementary level school. Were carried out documental analysis, observation of school practices and interviews. It was concluded that both, the “seriate system” and the “cycle system” schools, develop some diagnostic and formative evaluation practices in their day-to-day. This means that independent of the organization of school time there are evolutions, but there are weaknesses and advances in respect of learning assessment. The research showed that the traditional school practices are present on the day-to-day of the schools and influence the evaluation process.pt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa qualitativa, que teve como objetivo investigar as concepções de avaliação da aprendizagem na escola de regime seriado e na escola de regime de ciclo. Objetivou ainda observar nas escolas as práticas pedagógicas e avaliativas desenvolvidas, obtendo informações para estabelecer um paralelo entre ações avaliativas. Foram participantes da pesquisa de campo as diretoras, as supervisoras pedagógicas e/ou coordenadoras educacionais, professoras e alunos de duas escolas de anos iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas análise documental, observação da prática escolar e entrevistas. Concluiu-se que as escolas, tanto a de Ciclo como a de Série, conseguem desenvolver algumas práticas de avaliação diagnóstica e formativa no seu dia-a-dia, isso quer dizer que independente da organização do tempo escolar existem evoluções, mas podemos pontuar fragilidades e avanços no que diz respeito a avaliação da aprendizagem. O estudo mostrou que as práticas da escola tradicional estão presentes no dia a dia da escola e influenciam a prática avaliativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação diagnósticapt_BR
dc.subjectAvaliação formativapt_BR
dc.subjectLearning assessmentpt_BR
dc.subjectDiagnostic evaluationpt_BR
dc.subjectFormative evaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleImplicações da avaliação da aprendizagem no ensino fundamental: série e ciclopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.