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dc.contributor.advisor1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766262Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Roos, Jonas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705960Z0pt_BR
dc.contributor.referee2Cormier, Hubert Jean François-
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dc.creatorVieira, Carolina Detoni Marques-
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dc.date.accessioned2017-03-24T11:59:17Z-
dc.date.available2017-03-22-
dc.date.available2017-03-24T11:59:17Z-
dc.date.issued2010-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3833-
dc.description.abstractThis work aims to broach the two faces of love in Dostoevsky: agape, the altruist love, the love for humanity, which is conducted by Christian religiosity; and eros, the erotic love, which is leaded by the simply human desire. In other words, it intends to deal with the love as the greatest performance of divine or as the typical degradation in the excess of human nature and, from one face to the other, to search not only throug its course on Dostoevsky’s work but also the subjects which it is connected with. In this study, The Idiot presents itself in a highlighted position because of its importance to the subject mainly due to the selfsame division of its protagonist, Prince Mychkin, who is understood here as a performance of a tragic tension between human and divine, that is lived throughout love. Beyond this work, other great romances of Dostoevsky, also take part in the discussion.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo abordar as duas faces do amor em Dostoiévski: ágape, o amor altruísta, pela humanidade, regido pela religiosidade cristã; e eros, o amor erótico, regido pelo desejo meramente humano. Ou seja, propõe-se tratar do amor como a representação máxima do sobrenatural ou a própria degradação no excesso de natureza humana e, de uma face a outra, percorrer não só a sua trajetória na obra dostoievskiana, como também os temas com os quais ele se articula. O Idiota apresenta-se, neste estudo, em lugar de destaque por sua relevância para o tema, especialmente, devido à própria divisão de seu protagonista, o Príncipe Mychkin, percebido, aqui, como a representação da tensão trágica entre o humano e o divino, vivenciada através do amor. Além desta obra, outros grandes romances de Dostoiévski também participam da discussão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDostoiévskipt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectAmor cristãopt_BR
dc.subjectDostoevskypt_BR
dc.subjectHuman desirept_BR
dc.subjectChristian lovept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEros e Ágape: o desejo e o amor cristão em Dostoiévskipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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