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dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708701J8pt_BR
dc.contributor.referee2Anastacio, Maria Queiroga Amoroso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780835Z6pt_BR
dc.contributor.referee3Vasconcellos, Maria Helena Falcão-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727387Y2pt_BR
dc.creatorEugênio, Claudio Luiz-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240686A4pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-22T14:57:55Z-
dc.date.available2017-03-22-
dc.date.available2017-03-22T14:57:55Z-
dc.date.issued2009-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3820-
dc.description.abstractThis study tests a text by which intends to feel the edges of another mathematics, powerful in possibilities. It persues, in middle of letters, to narrate how young and adults students talk about the mathematics in the classroom. From the narrative of two activities, experienced by students in the Young and Adults Education in a classroom of Mathematics, graph words trying to give a face and, more importantly, experience in the classroom, another mathematics, different from the called scholar mathematics. Space of learning opportunities experienced by seventeen students of Young and Adults Education in High School. It arises there new ways to understand, different from those preponderant: the modern scientific knowledge. Knowledge comes as a construction, always unfinished. In mathematics, many mathematics appear. The voices echo opportunities. From those who unknown, the knowledge is seen. From those who are abandoned, it hears the echoes of truths, of many possible truths, we find several knowledge. Anchored and immersed in the voices of Nietzsche and Deleuze, my safe haven was invaded. This text appears on the scene in motion, as an invention to become experiences in a construct letters, words that move by the adult cognition. How EJA students talk about the mathematics in the classroom space? Where will go the leaves when they dance softly with the wind? In which direction this text indicates? Probably, it does not indicate a horizon, but opens up many ways, uncertain roads, as many as possible to invent. Devirespt_BR
dc.description.resumoEste trabalho ensaia um texto pelo qual se pretende tatear as bordas de uma matemática outra, potente em possibilidades. Busca-se, em meio às letras, narrar como alunos jovens e adultos falam sobre a matemática no espaço da sala de aula. A partir da narrativa de duas atividades, vividas por alunos da Educação de Jovens e Adultos em uma sala de aula de Matemática, grafo palavras que tentam ceder um rosto e, mais do que isso, experienciar, em sala de aula, uma outra matemática, distinta da Matemática dita escolar. Espaço de possibilidades experienciado por dezessete educandos da Educação de Jovens e Adultos, cursando nível médio. Surgem ali modos novos de compreender, distintos daqueles predominantes: os saberes científicos modernos. O conhecimento nasce como construção, um construir sempre inacabado. Na Matemática, aparecem muitas outras matemáticas. As vozes ecoam possibilidades. Dos desconhecidos vê-se o conhecimento. Nos abandonados, ouvem-se os ecos de verdades, de muitas possíveis verdades; encontramos diversos saberes. Ancorado e mergulhado nas vozes de Nietzsche e Deleuze, meu porto seguro fora invadido. Este texto aparece na cena em movimento, como invenção de tornar vivências e experiências num construto de letras, palavras que movimentam, andarilham pela cognição adulta. Como os alunos da EJA falam sobre a matemática no espaço da sala de aula? Para onde vão as folhas quando dançam uma leve dança com o vento? Em que direção aponta este texto? Provavelmente não aponta um horizonte, mas abre muitos caminhos, incertas estradas, tantas quantas forem possíveis inventar. Devirespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemática de jovens e adultospt_BR
dc.subjectInventividadespt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subjectMathematics for Young and adults Educationpt_BR
dc.subjectInventivenesspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectPossibilitiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleEducação matemática de jovens e adultos: certezas da matemática e (in)certezas de uma matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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