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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lea Stahschmidt Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.contributor.referee2Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.creatorMonteiro, Patricia Aparecida Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-03-22T14:56:35Z-
dc.date.available2017-03-22-
dc.date.available2017-03-22T14:56:35Z-
dc.date.issued2009-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3818-
dc.description.abstractThis ethnographic case study had its origins in inquiries arisen throughout my professional life as an educator. Due to these concerns, I heard a group of elementary school students to better comprehend the way they relate to the culture of consumption, how their relationship with television is – on a day by day basis – and how the process of shaping their own identity takes place. In order to support my reflections, the works of Buckinghan, Barbero, Sarmento and Babin were used as theoretical references. The study results show the diversity of social interactions as an outstanding element for the formation of children’s identity as well as the contribution to a more critical reading of the media reception process. Yet it was perceived a considerable lack of adult interference in children’s culture or, on the other hand, an overpowering and repressive manifestation. Moreover, it was observed that schools need to accept and adapt to new information and communication technologies, providing space for open dialogue and having mediation guaranteed.pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo de caso, de cunho etnográfico, se originou das inquietações que surgiram no decorrer da minha prática enquanto educadora. Se dispôs a ouvir um grupo de crianças da educação infantil buscando compreender a relação entre sua imersão na cultura do consumo, seu vínculo cotidiano com a televisão e seu processo identitário. Como apoio para as reflexões, as idéias de Buckinghan, Barbero, Sarmento, Babin constituíram meu referencial teórico. Os achados da pesquisa apontaram para a relevância da variedade de interações sociais no que diz respeito a construção de identidades, assim como para leituras mais críticas com relação ao processo de recepção midiática. Perceberam também uma considerável ausência do adulto na cultura infantil ou sua presença de forma repressora e a necessidade da escola em aceitar e se adaptar às novas tecnologias de informação e comunicação, apresentando-se como espaço para o diálogo e garantia de mediações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCultura do consumopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectRecepçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectCulture of consumptionpt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectReceptionpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA relação televisão / criança / consumo na construção de identidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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