Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3817
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adrianadecastrofonseca.pdf900.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Joao Batista Freire da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780575H4pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Léa Stahlschmidt Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.contributor.referee3Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4pt_BR
dc.creatorFonseca, Adriana de Castro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755316D2pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-22T14:56:04Z-
dc.date.available2017-03-22-
dc.date.available2017-03-22T14:56:04Z-
dc.date.issued2009-04-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3817-
dc.description.abstractThe school, as an institution, exerts on the children an institutionalized, naturalized, legitimated control in form of discipline codes, statutes, internal norms, regiments and other devices. Each step toward learning is minutely planned, previewed and controlled. Infantile bodies, plants of movement and expression, are, little by little, subjected. For the different ones, the punishments. For those who don't allow themselves to be squared, labels: inadequate, incapables, incompetents - repeaters. This work, based in field research in a public school in Juiz de Fora - MG, dialogs with my experience as Physical Education Teacher in public and private schools and with theoreticians linked to the subject, proposes to study children's resistance and acceptance of body disciplining at school space. As methodological procedures were used: observation and interviews with teachers and students about the studied theme besides construction of field notes and expanded field notes. The conducting wire of the research writing is Lewis Carroll's story Alice in Wonderland. Children and childhood are themes studied from Ariès, Benjamin, and Bujes, Corazza e Vorraber; temporality, and childhood in Kohan, Kastrup and Larrosa; discipline, power, control in Foucault, Freire and Veiga-Neto; the body in Vigarello, Soares e Sant'anna and the school space in Lara and Clareto.pt_BR
dc.description.resumoA instituição escolar exerce sobre as crianças um controle naturalizado, legitimado em forma de códigos disciplinares, estatutos, normas internas, regimentos e outros dispositivos. Cada passo em direção à aprendizagem dos conteúdos é minuciosamente planejado, previsto e controlado. Os corpos infantis, usinas de movimento e expressão, são, pouco a pouco, docilizados. Para os diferentes, as punições; para os que não se deixam enquadrar, os rótulos: inadequados, incapazes, incompetentes – repetentes. Este trabalho, construído a partir de pesquisa de campo em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora – MG, dialoga com minha vivência como professora de Educação Física em escolas públicas e particulares e com autores ligados ao tema; e se propõe a estudar a resistência e aceitação das crianças frente às ações de disciplinarização do corpo no espaço escolar. Foram utilizados como procedimentos metodológicos observação e entrevistas com professores e alunos sobre os temas estudados, além de construção de notas de campo e notas de campo expandidas. O fio condutor da escrita da dissertação é a história de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Crianças e infâncias são temas estudados a partir de Ariès, Benjamin, bem como em Bujes, Corazza e Vorraber; temporalidade e infância em Kohan, Kastrup e Larrosa; disciplina, poder e controle em Foucault, Freire e Veiga-Neto; o corpo em Vigarello, Soares e Sant’anna; o espaço escolar em Lara e Clareto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectDisciplinarização do corpopt_BR
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectSchool spacept_BR
dc.subjectBody ́s discipliningpt_BR
dc.subjectPowerpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectSchool spacept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDisciplinando o corpo de Alice: maravilha e controle na escola contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.