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dc.contributor.advisor1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Irene de Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790173Z2pt_BR
dc.creatorMachado, Lívia Cristina de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8764016A7pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-22T11:47:07Z-
dc.date.available2017-03-21-
dc.date.available2017-03-22T11:47:07Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3804-
dc.description.abstractThe following master thesis presents a study of the communication process of Immersion in the Museu da Língua Portuguesa and Auschwitz-Birkenau. This phenomenon will be observed as a multifactorial subject of sensitive affectation, involvement and cognition through the interrelationships between signs, objects and interpretants, being therefore a signic process. The museum, in turn, will be studied as a hybrid and transmedia environment in constant transformation. Semiotics will be a methodology to identify the signic processes of facilities, interpretants generation opportunities and make the receptor´s involvement with a semiosis. The pragmaticism develop by Charles Peirce will help as a methodological basis research with the purpose to guide the testing of hypotheses and consequences as practices of this work. The central hypothesis is that different kinds of Immersion happen in those two Museums, being more energetic in Museu da Língua Portuguesa and more emocional in Auschwitz-Birkenau museum. So, semiotic analysis will be made, based on speculative grammar, the facilities at Museu da Língua and the views of the Auschwitz Museum targeting to identifying how the signs are engendered. To elucidate this question will also make a desk research with 90 visitors of both museums, with the purpose of realize the possibilities of interpretations and reframing of spectators in relation to history and memory of the spaces. Summing up that even with a space for participation on the museums, the possibilities of involvement and comparison between them are strongly different, the seeking to knowledge to the detriment of the effects and to the experiences still being the manly reason that lead people to museums, in a emotional and energetic path, but aiming and destining to education and learning.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação de mestrado a seguir apresenta um estudo sobre o processo comunicacional da imersão nos museus da Língua Portuguesa e Auschwitz-Birkenau. O fenômeno da imersão será observado como um processo multifatorial de afetação sensível, envolvimento e cognição através de interrelações entre signos, objetos e interpretantes, sendo, portanto, também um processo sígnico. O museu, por sua vez, será estudado como um ambiente híbrido e transmidiático em constante transformação. A semiótica será a metodologia utilizada para identificar os processos sígnicos das instalações, das possibilidades de geração de interpretantes e do envolvimento do receptor com a semiose. O pragmaticismo de Charles Peirce servirá como base metodológica de pesquisa a fim de nortear o teste das hipóteses e as consequências práticas deste trabalho. A hipótese central é de que a imersão acontece de maneira diferente nos dois museus, sendo mais energética no da Língua Portuguesa e mais emocional no museu de Auschwitz. Serão feitas análises semióticas, baseadas na Gramática Especulativa, das instalações no museu da Língua e das exibições do museu de Auschwitz com o objetivo de identificar como os signos estão engendrados. Para elucidar essa questão também foi feita uma pesquisa de recepção com 90 visitantes dos museus com o propósito de vislumbrar possibilidades de interpretantes e ressignificação dos espectadores em relação à história e a memória dos espaços. Conclui-se que, mesmo com espaço para participação nos museus, possibilidades de envolvimento e comparação entre museus tão diferentes, a busca pelo conhecimento em detrimento aos efeitos e às experiências ainda é tido pelos visitantes como o principal motivo que levam as pessoas aos museus, numa fruição que passa por um caminho emocional e energético, mas tem como finalidade e destino, a educação e o aprendizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMuseupt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectImersãopt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectMuseumpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectImmersionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleComunicação imersiva dos museus: a semiótica em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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