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dc.contributor.advisor1Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294H3pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Gilvan Procópio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.contributor.referee4Fernandes, Marcos Rogério Cordeiro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorBritto, Juliana Machado de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4464681T7pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-21T13:27:14Z-
dc.date.available2017-03-21-
dc.date.available2017-03-21T13:27:14Z-
dc.date.issued2016-10-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3792-
dc.description.abstractThe present thesis aims to investigate the figurations of violence in the works Cacau (1933) and Capitães da Areia (1937), both written by Jorge Amado. In order to do this, we analyzed the violence found in them and what each one communicates, taking into account the author’s political, ideological and aesthetical project. At this precise moment in Brazilian Literature, the 30s, the many facets of violence (of work, institutionalized by the State, religious, sociopolitical, revolutionary) are described under the polarization capitalism versus socialism and several of them are products of the capitalism which was being established in the country. The same facets of violence are still present in our society and serve as mechanisms to oppress and deepen inequalities, postponing what Jorge Amado intended to perpetrate: the creation of regeneration opportunities and positive representations of the oppressed people as they are given decent survival means.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo investigar as figurações da violência nas obras Cacau (1933) e Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado. Para isso, procuramos analisar as violências encontradas nas obras e o que cada uma delas nos comunica, levando em consideração o projeto político, ideológico e estético do autor. Nesse momento da Literatura Brasileira, década de 30, as facetas da violência do trabalho, do Estado (institucionalizada), religiosa, político-social, revolucionária, estão descritas sob a polarização capitalismo versus socialismo e como muitas delas são produtos do capitalismo que aqui se firmava. Essas mesmas violências ainda se fazem presentes em nossa sociedade e servem como mecanismos de opressões e desigualdades, tornando cada vez mais distante o que pretendia Jorge Amado: criar possibilidades de regeneração e representação positiva do oprimido à medida que lhe é dado condições dignas de sobrevivência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectMarginalidadept_BR
dc.subjectCacaupt_BR
dc.subjectCapitães da Areiapt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.subjectMarginalitypt_BR
dc.subjectCacaupt_BR
dc.subjectCapitães da Areiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleAs figurações da violência em Jorge Amado: política e marginalidade em Cacau e Capitães da Areiapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



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