Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3789
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eliamaranascimentodelima.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Moreira, Ana Rosa Costa Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780194H3pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Heitor Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717891P3pt_BR
dc.creatorLima, Eliamara Nascimento de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8142002A1pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-21T13:26:04Z-
dc.date.available2017-03-20-
dc.date.available2017-03-21T13:26:04Z-
dc.date.issued2016-09-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3789-
dc.description.abstractThis present study, developed in “Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública” from “Universidade Federal de Juiz de Fora”, deals with the pedagogical practice from pedagogical coordinators about their diary challenges and performance of their responsabilities in three schools from “Ensino Médio”, which belongs to “Coordenadoria Distrital de Educação 03 (CD 03) from “Secretaria de Educação do Estado do Amazonas” (SEDUC/AM). The research interest happened, specially, to my acting in according to the “Coordenação Adjunta Pedagógica do Ensino Médio” in the period from January 2011 to January 2016. The time i was acting in pedagogical supervising going along with some schools, I observed some actions developed by this professional which disquiet me, making the origin to the guiding question of this research: How the pedagogical managers’ actions from three schools of “Coordenadoria Distrital 03/AM can be improved to approach than what is provided as its assignment in general regulation of Amazonas’ state schools? The study proposal isso analyse the practice of this professional in three schools about the fulfillment of their assignments according to what is established in legal documents, considering the challenges of their role, as well, their relationship between the other members os school community. The theoretical framework is confined to the study of Placco (2012), Souza (2012), Almeida (2012), Freitas (2000), Soares (2005), Strada (2014) Libâneo (1996), Veiga (1995), between others authors. Therefore, the qualitative approach of research was adopted, using as instrument to producing data, semi-structured interviews realized with pedagogical managers, managers and teachers in the period 07.04.16 a 03.05.16. Based on obtained datas, it was elaborate an educacional action plan as main goal to support and improve the practice os the pedagogical manager according to the assignment in general regulation of Amazonas’ state schools, as well, in guide of pedagogical conduct from CD-03, proposing specific actions for the management of the three researched schools.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, trata da atuação dos coordenadores pedagógicos no que se refere aos desafios do seu cotidiano e cumprimento das suas atribuições em três escolas do ensino médio pertencentes à Coordenadoria Distrital de Educação 03 (CDE-03) da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC/AM). O interesse pela pesquisa deu-se por eu desenvolver um trabalho junto à Coordenação Adjunta Pedagógica do Ensino Médio, no período de janeiro de 2011 a janeiro de 2016. Durante esse tempo, observei algumas ações dos coordenadores pedagógicos que me inquietaram, o que originou a questão norteadora desta pesquisa: como as ações dos coordenadores pedagógicos de três escolas da Coordenadoria Distrital 03/AM podem ser aprimoradas para se aproximarem do que é previsto como sua atribuição no Regimento Geral das Escolas Estaduais do Amazonas? A proposta do estudo é analisar a prática desse profissional nas instituições selecionadas no que se refere ao cumprimento de suas funções de acordo com o que é estabelecido nos documentos legais, considerando os desafios, bem como sua relação com os demais atores da comunidade escolar. O referencial teórico está circunscrito aos estudos de Placco (2012), Souza (2012), Almeida (2012), Freitas (2000), Soares (2005), Strada (2014) Libâneo (1996) e Veiga (1995). Para tanto, foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas, realizadas com coordenadores pedagógicos, gestores e professores no período de 7 de abril a 3 de maio de 2016. Com base nos dados obtidos, foi elaborado um plano de ação educacional com o objetivo de aprimorar a prática do coordenador pedagógico, de acordo com o indicado no Regimento Geral das Escolas Estaduais do Amazonas e Manual de Orientações Pedagógicas da CDE-03, propondo, ainda, ações específicas para a gestão das três escolas pesquisadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenador pedagógicopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogical managerpt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA atuação da coordenação pedagógica em três escolas da rede estadual de ensino do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.