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dc.contributor.advisor1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Mirian Estela Nogueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794989T6pt_BR
dc.contributor.referee2Pimenta, Francisco Paoliello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.creatorAlvarenga, Alexandre Teixeira de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4565004D2pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-21T13:25:31Z-
dc.date.available2017-03-20-
dc.date.available2017-03-21T13:25:31Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3787-
dc.description.abstractThe project aims to survey elements to defend the concept of play as an axiom for development of method in film research, especially the poetic-dramaturgical cinema, from the reading of Homo Ludens, by Johan Huizinga. Assumes that this view can contribute to the critical analysis of various cinematic experience intricacies and their creative processes, production, distribution and digital fruition under the aegis of the new technologies. To fulfill its scope, makes use also of authors Hans-Georg Gadamer and Charles Sanders Peirce, building an analytical model that can be applied as a tool for film phenomenon interpretation. Armed with this triadic instrument, then goes on to test it on interpretative exercises on some representative elements of the cinema history and experience, as its origins; its conflict with the electronic and digital media; the search for a total cinema and virtual reality. Concludes positively, considering possible to develop and refine the outlined triadic model, based on game logic applied to the study of film, as film studies tool.pt_BR
dc.description.resumoO projeto tem como objetivo o levantamento de elementos para a defesa do conceito de jogo como axioma para desenvolvimento de método de pesquisa em cinema, especialmente o cinema poético-dramatúrgico, a partir da releitura da obra Homo Ludens, de Johan Huizinga,. Supõe que esse ponto de vista pode contribuir para a análise crítica de diversos meandros da experiência cinematográfica e seus processos de criação, produção, distribuição e fruição digitais, sob a égide das novas tecnologias. Para cumprir seu escopo, lança mão, também, dos autores Hans-Georg Gadamer e Charles Sanders Peirce, construindo um modelo analítico que possa ser aplicado como instrumento de interpretação do fenômeno cinematográfico. De posse desse instrumento triádico, passa então a testá-lo em exercícios interpretativos sobre alguns elementos representativos da história e da experiência cinematográficas, como: suas origens; seu conflito com o meio eletrônico e digital; a busca de um cinema total e a realidade virtual. Conclui positivamente, considerando possível desenvolver e aperfeiçoar o modelo triádico esboçado, baseado na lógica do jogo aplicada ao estudo do cinema, como ferramenta de estudos cinematográficos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPlaypt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectInterpretationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO cinema como jogo: o lúdico como elemento ontológico da poética audiovisualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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