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dc.contributor.advisor1Silva, Teresinha Vânia Zimbrão da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797128D2pt_BR
dc.contributor.referee1Carrizo, Silvina Liliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770699U6pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.creatorAugusto, Ailton Magela de Assis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4469707P2pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-18T12:14:35Z-
dc.date.available2017-03-17-
dc.date.available2017-03-18T12:14:35Z-
dc.date.issued2016-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3730-
dc.description.abstractEl presente trabajo se detiene sobre tres obras de Eduardo Galeano, a saber: Las venas abiertas de América Latina, El libro de los abrazos y Bocas del tiempo, con el objetivo de observar cómo la elaboración de imágenes y metáforas es uno de los ejes fundamentales de trabajo que el escritor uruguayo, aún poco estudiado, realiza con el lenguaje. En nuestro acercamiento crítico a estos escritos, mostramos la inseparabilidad entre ellos y su contexto y condiciones de producción, enmarcando que la estrategia estético-política de elaborar imágenes permitió al escritor escapar de las trampas de una literatura militante dirigida a solo a unos entendidos. Así, caminando a través de imágenes como la de un continente desangrado, presentes en su libro más conocido, o del pasado que invoca el futuro, se espera comprender mejor las respuestas que Eduardo Galeano intenta dar al tema de las relaciones entre Literatura y Política.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se lança à leitura de três obras de Eduardo Galeano, quais sejam, As veias abertas da América Latina, O livro dos abraços e Bocas do tempo, com o fito de observar o modo como a elaboração de imagens e metáforas se constitui como um dos eixos estruturantes do trabalho que esse escritor uruguaio, ainda pouco estudado, empreende com a linguagem. Em nossa aproximação crítica a esses escritos, buscamos mostrar a indissociabilidade existente entre eles e seu contexto e condições de produção, evidenciando que a estratégia estético-política de cunhar imagens permitiu ao escritor fugir das armadilhas de uma literatura militante dirigida apenas aos entendidos. Assim, caminhando por entre imagens como a de um continente dessangrado, presente em seu livro mais conhecido, ou a do passado que invoca o futuro, espera-se compreender melhor as respostas que Eduardo Galeano busca dar à questão das relações entre Literatura e Política.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEduardo Galeanopt_BR
dc.subjectLiteratura latino-americanapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEduardo Galeanopt_BR
dc.subjectLiteratura latinoamericanapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA dança de imagens nos escritos de Eduardo Galeano: uma aproximação às suas estratégias literáriaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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