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dc.contributor.advisor1Sanábio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767790E3pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Júlio Cesar Andrade de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702639U0pt_BR
dc.creatorOliveira, Samara Freire de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8144258Y8pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-16T14:16:05Z-
dc.date.available2017-03-14-
dc.date.available2017-03-16T14:16:05Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3669-
dc.description.abstractThis dissertation is developed in the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora Education (CAEd / UFJF) and aims to discuss the allocation of servers in the Secretariat State Education and Quality Education of Amazonas-SEDUC / AM, which faces a serious problem in relation to an insufficient number of civil servants allocation in order to supply the State demand. Even counting on civil service exams and simplified selection processes, the lack of civil servants is still meaningful (mainly the lack of teachers at schools, which is a challenge for many institutions). Besides the civil exams and selection processes, other measures have been taken by this Secretary, in regard to the valorization of the Education professional, such as the career and salaries plan in 2013, with advantages that aim to encourage and attract candidates. But the need of civil servants hasn’t been supplied satisfactorily yet and for these reasons, this work describes and analyzes the criteria for the civil servants’ allocation used by SEDUC/AM, as well as proposes actions that aim at the optimization of this allocation process, focusing on a better service. Therefore, a quantitative and qualitative research was applied by interviewing 4 school principals (2 schools from the capital city and 2 schools from the countryside) and 2 managers from SEDUC/AM central office. By realizing this survey, it was identified that both school principals and SEDUC managers are satisfied with the criteria for servants’ allocation and recognize that the main difficulty actually comes from the lack of professionals. The school principals highlight that the pedagogical team shortage is even larger than the teachers’ shortage. Another preponderant factor is the lack of teaching qualification, coupled with the fact that some teachers have to teach subjects they are not supposed to, even with PROFORMAR course in Amazonas. The problems detected in this research will be approached in the Educational Action Plan, finding ways to solve or minimize the seriousness of the situations found, aiming at the improvement of the educational context of Amazonas.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e visa discutir a alocação de servidores na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas-SEduc/AM, a qual enfrenta uma grande problemática em relação à alocação de servidores em número insuficiente para suprir a demanda do estado. Mesmo com o esforço da realização de concursos públicos e Processos Seletivos Simplificados, ainda é substantiva a carência de servidores, principalmente professores nas unidades escolares, o que se constitui em um desafio para a instituição. Além de concursos e processos seletivos, outras iniciativas vêm sendo tomadas por essa Secretaria, no que tange a valorização do profissional da Educação, como a aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, no ano de 2013, com vantagens que objetivam incentivar e atrair profissionais. Porém, a necessidade de servidores ainda não vem sendo suprida satisfatoriamente e, por esta razão, este trabalho irá descrever e analisar os critérios de alocação de servidores praticados na SEduc/AM, bem como propor ações que visem a otimização desse processo de alocação, com vistas ao melhor atendimento da demanda da rede estadual de ensino. Para tanto, foi utilizado uma pesquisa qualitativa e quantitativa, por meio de entrevistas a quatro gestores de escola, sendo duas da capital e duas do interior do Estado e a dois gestores da sede da SEduc/AM, bem como questionário aplicado a todos os gestores de escola estaduais. A partir da pesquisa realizada foi identificado que tanto os gestores de escola quanto as gestoras da sede da SEduc/AM estão satisfeitos com os critérios de alocação de servidores e reconhecem que a principal dificuldade está na carência de profissionais e não nesses critérios. Os gestores de escola ressaltaram, ainda, que a falta de equipe pedagógica é ainda maior que a falta de professores. Outro fator preponderante é a falta de qualificação docente, com a ocorrência de casos em que professores ministram componentes curriculares para os quais não são licenciados, mesmo com a atuação do PROFORMAR no Amazonas. Os problemas detectados na pesquisa serão abordados no Plano de Ação Educacional, com o objetivo de buscar meios de solucionar ou minimizar a gravidade das situações encontradas, visando melhorias no contexto educacional do Estado do Amazonas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlocação de servidorespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectCivil servants’ allocationpt_BR
dc.subjectTeachers academic qualificationpt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão de pessoas e a alocação de servidores na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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