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dc.contributor.advisor1Barone, Paulo Monteiro Vieira Braga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767796Z9pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728287E0pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Adriel Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783385H1pt_BR
dc.creatorDias, Márcia Rejane Damasceno-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402733T3pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-16T12:53:00Z-
dc.date.available2017-03-13-
dc.date.available2017-03-16T12:53:00Z-
dc.date.issued2016-08-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3655-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed in the Professional Master in Management and Education Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation of Federal University of Juiz Fora (CAEd / UFJF). With the growth of public investment in vocational education, with the expansion of the Federal Vocational and Technological Education Network , it is necessary to identify whether the proposal that public policy is indeed generating opportunities to the public it is intended. A mechanism to monitor such effects is monitoring egress because the former student is an important source of information for the management and evaluation of an educational institution. However, there was a lack in the Federal Institutes of this monitoring - noted in a report issued by the Court of the Union (2012) - and a lack of studies on the topic graduates in Brazil. This shows the weakness of education institutions to manage and do not fit its institutional planning. On this context, this work proposed investigate the graduates monitoring policy of a unit of the Federal Institute in Ceara, in the city of Caucaia. The study aimed to investigate the institutional actors which existing barriers to the implementation follow-up survey of graduates and their implications, in addition to collecting information from graduates who made it possible to trace a brief profile of these. Therefore, if used a qualitative approach and case study technique. It used questionnaires as data collection instruments and semi-structured interviews. Research has shown poor formulation and barriers that hindered implementation of this policy in the unit. From these considerations proposed an Educational Action Plan (PAE) that enables a redesign and implementation of egress monitoring policy in IFCE in its Campus of Caucaia.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Com o crescimento de investimentos públicos em educação profissional, com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, faz-se necessário identificar se a proposta dessa política pública está de fato gerando oportunidades ao público que se destina. Um mecanismo de se monitorar tais efeitos é o acompanhamento de egresso, pois o ex-aluno é uma importante fonte de informação à gestão e avaliação de uma instituição de ensino. Porém, observou-se nos Institutos Federais uma falta desse acompanhamento – constatado em relatório emitido pelo Tribunal de Contas da União (2012) – e uma carência de estudos acerca do tema egressos no Brasil. Tal fato demonstra a fragilidade das Instituições de Ensino ao não gerenciarem e adequarem seu planejamento institucional. Diante desse contexto, esse trabalho propôs investigar a política de monitoramento de egressos de uma unidade do Instituto Federal no Ceará, na cidade de Caucaia. O estudo objetivou indagar aos atores institucionais quais os entraves existentes à aplicação da pesquisa de acompanhamento de egressos e suas implicações, além de coletar informações dos egressos que possibilitassem traçar um breve perfil destes. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa e a técnica de estudo de caso. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa demonstrou má formulação e entraves que dificultaram a implementação dessa política na unidade. A partir dessas considerações foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) que possibilite um redesenho e implementação da política de monitoramento de egresso no IFCE Campus Caucaia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação e monitoramento de políticas públicaspt_BR
dc.subjectEgresso do IFCEpt_BR
dc.subjectPlano de acompanhamento de egressopt_BR
dc.subjectEvaluation and monitoring of public policiespt_BR
dc.subjectEgress of IFCEpt_BR
dc.subjectEgress monitoring planpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA política de monitoramento de egresso no Instituto Federal do Ceará: um estudo de caso no campus de Caucaiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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