Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3650
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaerenicedossantosbarros.pdf2.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Clécio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775590J6pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721718E0pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Daniel Henrique Diniz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702782P5pt_BR
dc.creatorBarros, Maria Erenice dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8173469T1pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-13T19:34:23Z-
dc.date.available2017-03-13-
dc.date.available2017-03-13T19:34:23Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3650-
dc.description.abstractThis thesis is developed in the Professional Master in Management and Education Assessment of the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora. The management case studied analyzes the implemented diagnostic evaluation in Coordination Regional Education Development of Ceará - CREDE 15 called AVALIA (EVALUATION) 15, and has the following guiding question: how to move forward on the race preparation process the AVALIA (EVALUATION) 15, correction and analysis of its results? The general objective of this research is: to understand the process of elaboration, correction and analysis of test results. Moreover, it can be mentioned as specific objectives: i) describe the preparation, correction and analysis of the test results of the AVALIA (EVALUATION) 15, ii) reflect on the quality of the testing and analysis of results and iii) to propose actions that can enrich diagnostic evaluation proposed by CREDE 15. From the analysis in this research it is clear that the process of collecting and interpreting the data that diagnostic evaluation must be improved. Therefore, we will use as methodology, documentary research, through the analysis of the test and the results obtained in AVALIA (EVALUATION) 15. To develop this research worked with the theoretical framework comprised by the following authors: Hoffmann (1996) and Luckesi (2006), discussing the concept of evaluation and its importance in the school context; Perrenoud (1999), which reflects on the role of evaluation as a guiding action. Bonamino and Sousa (2012), which have the three basic generations of evaluation in Brazil; Horta Neto (2010), a retrospective of external evaluations in Brazil and analyzes questions on this topic. Cota (2001), who studied debate the experience of Basic Education Evaluation System (SAEB in Portuguese). Viana (2010), which examines the role of external ratings (evaluations) in Brazil. Machado and Alavarse (2014), discussing the quality of basic education linked external evaluations. Besides Machado and Freitas (2014), which analyze the relationship between the school management and the external evaluations.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisa a avaliação diagnóstica implantada na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 15 (CREDE 15) da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC) denominada AVALIA 15, e possui a seguinte pergunta norteadora: Como avançar no processo de elaboração da prova do AVALIA 15, na correção e análise de seus resultados? O objetivo geral desta pesquisa é: compreender o processo de elaboração, correção e análise dos resultados da prova. Além disso, pode-se mencionar como objetivos específicos: i) descrever a elaboração, correção e análise dos resultados da prova do AVALIA 15, ii) refletir sobre a qualidade do teste e da análise dos seus resultados e iii) propor ações que possam enriquecer a avaliação diagnóstica proposta pela CREDE 15. A partir da análise realizada nesta pesquisa, percebe-se que o processo de coleta e interpretação dos dados dessa avaliação diagnóstica precisa ser aperfeiçoado. Para tanto, utilizaremos como metodologia a pesquisa documental, por meio da análise da prova e dos resultados obtidos no AVALIA 15. Para desenvolver esta pesquisa, trabalhou-se com o referencial teórico compreendido pelos seguintes autores: Hoffmann (1996) e Luckesi (2006), que discutem o conceito de avaliação e sua importância no contexto escolar; Perrenoud (1999) que reflete sobre o papel da avaliação como orientadora da ação. Bonamino e Sousa (2012), que apresentam as três gerações básicas da avaliação no Brasil; Horta Neto (2010), que faz uma retrospectiva das avaliações externas no Brasil e analisa questões sobre esse tema. Cota (2001), que em seu estudo debate a experiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Viana (2010), que analisa o papel das avaliações externas no Brasil. Machado e Alavarse (2014), que discutem a qualidade na educação básica atrelada às avaliações externas. Além de Machado e Freitas (2014), que analisam a relação entre a gestão escolar e as avaliações externas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvalia 15pt_BR
dc.subjectCorreçãopt_BR
dc.subjectAnálise de resultadospt_BR
dc.subjectAvalia (Evaluation) 15pt_BR
dc.subjectCorrectionpt_BR
dc.subjectResults analysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA avaliação diagnóstica implantada pela crede 15: um olhar sobre a prova e a análise de seus resultadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.