Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3603
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
natalianunesscoralicklempke.pdf733.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792956Y8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781645Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Neide Cordeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786644D4pt_BR
dc.contributor.referee2Cachioni, Meire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266828U2pt_BR
dc.creatorLempke, Natália Nunes Scoralick-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4188244D3pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-10T12:25:49Z-
dc.date.available2017-03-07-
dc.date.available2017-03-10T12:25:49Z-
dc.date.issued2009-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3603-
dc.description.abstractThe present study aims at analyzing a program of computer literacy (PAD) for the elderly, considering the role of mediators and factors that cause older people to continue using computers or stop using them after the PAD. The study included 37 people, divided into two groups: experimental (EG) and control (CG). We conducted pre and post-test and after six months of the end of the PAD, the elderly participated in a follow-up assessment. The results showed that participants learned to use computing resources, obtaining better performance when aided by mediators. The majority recognizes the benefits that can be generated by the operation of the computer and says they would like to participate in new programs related to training services. However, in the follow-up assessment, there was an equivalent proportion of elderly people who remained and did not keep using this equipment. Providing more educational opportunities and strategies to facilitate the digital inclusion of this population must be considered, because the elderly constitute a significant portion of Brazil´s and world´s digital divide and that learning in old age is an important factor for a healthy aging. Further research is recommended.pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação teve como objetivo analisar um programa de alfabetização digital (PAD) para idosos, considerando o papel de mediadores e os fatores que fazem com que os senis continuem usando computadores ou parem de usá-los após o PAD. Participaram do estudo 37 idosos, separados em dois grupos: experimental (GE) e controle (GC). Efetuou-se pré e pós-teste e, após seis meses do término do PAD, os indivíduos participaram de uma Avaliação de Seguimento. Os resultados demonstraram que os participantes aprenderam a utilizar os recursos de informática, obtendo melhor desempenho quando auxiliados por mediadores. A maioria reconhece os benefícios que podem ser gerados pelo manuseio do computador e afirma que gostaria de participar de novos programas relacionados ao ensino de informática. Entretanto, na Avaliação de Seguimento, observou-se uma proporção equivalente de idosos que mantiveram e que não mantiveram o uso desse equipamento. A criação de mais oportunidades educacionais e de estratégias que facilitem a inclusão digital dessa população precisa ser considerada, visto que os idosos constituem uma parcela expressiva da dívida digital brasileira e mundial e que a aprendizagem na velhice é um importante fator para o envelhecimento saudável. Outras pesquisas são recomendadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectAlfabetização digitalpt_BR
dc.subjectGerontologiapt_BR
dc.subjectDívida digitalpt_BR
dc.subjectAgingpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectGerontologypt_BR
dc.subjectDigital dividept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAlfabetização digital: aprendizagem e utilização do computador na velhicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.