Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3597
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mauricioarchanjonunescoelho.pdf2.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Carlos Cristiano Hasenclever-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728257U5pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Fonseca Neto, Raul-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786482Y2pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, André da Motta Salles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765815U2pt_BR
dc.creatorCoelho, Maurício Archanjo Nunes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219465J6pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-10T12:19:13Z-
dc.date.available2017-03-07-
dc.date.available2017-03-10T12:19:13Z-
dc.date.issued2010-06-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3597-
dc.description.abstractThe problem of path planning has several sub-areas, many of which are widely discussed in the literature. One of these areas in particular is the determination of paths, the algorithms used to solve this problem depend on the reliability of the estimated costs in the environments and maps. The difficulty is precisely the definition of costs for each type of area or land on the maps to be examined. As you can see, the problem mentioned includes the difficulty in determining what the cost of each relevant characteristic on the map, and the costs of their possible combinations. The purpose of this study is to show how the prediction of these costs is made into new environments based on the prediction of structured data by defining functional learning areas between input and output, structured and arbitrary. The problem of learning in question is usually formulated as a convex optimization problem of maximum margin very similar to the formulation of multiclass support vector machines. A solution technic was performed through implementation of the algorithm MMP (Maximum Margin Planning) (RATLIFF; BAGNELL; ZINKEVICH, 2006). As a contribution, two alternative algorithms were developed and implemented, the first named Structured Perceptron, and the second Structured Perceptron with Margin both methods of relaxation based formulation of the Perceptron. They were analyzed and compared. Posteriorly we have the exploitation of the environment by an intelligent agent using reinforcement learning techniques. This makes the whole process, from the environment analysis and discovery of cost to the exploitation and path planning, a complete learning process.pt_BR
dc.description.resumoO problema de planejamento de caminhos apresenta diversas subáreas, muitas das quais já extensamente abordadas na literatura. Uma dessas áreas em especial é a de determinação de caminhos, os algoritmos empregados para a solução deste problema dependem que os custos estipulados para os ambientes ou mapas sejam confiáveis. A dificuldade está justamente na definição dos custos referentes a cada tipo de área ou terreno nos mapas a serem examinados. Como se pode observar, o problema mencionado inclui a dificuldade em se determinar qual o custo de cada característica relevante presente no mapa, bem como os custos de suas possíveis combinações. A proposta deste trabalho é mostrar como é feita a predição desses custos em novos ambientes tendo como base a predição de dados estruturados definindo um aprendizado funcional entre domínios de entrada e saída, estruturados e arbitrários. O problema de aprendizado em questão é normalmente formulado como um problema de otimização convexa de máxima margem bastante similar a formulação de máquinas de vetores suporte multi-classe. Como técnica de solução realizou-se a implementação do algoritmo MMP (Maximum Margin Planning) (RATLIFF; BAGNELL; ZINKEVICH, 2006). Como contribuição, desenvolveu-se e implementou-se dois algoritmos alternativos, o primeiro denominado Perceptron Estruturado e o segundo Perceptron Estruturado com Margem, ambos os métodos de relaxação baseados na formulação do Perceptron. Os mesmos foram analisados e comparados. Posteriormente temos a exploração dos ambientes por um agente inteligente utilizando técnicas de aprendizado por reforço. Tornando todo o processo, desde a análise do ambiente e descoberta de custos, até sua exploração e planejamento do caminho, um completo processo de aprendizado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Modelagem Computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizado de máquinapt_BR
dc.subjectPlanejamento com máxima margempt_BR
dc.subjectPerceptron multi-classept_BR
dc.subjectPlanejamento de caminhospt_BR
dc.subjectPredição de dados estruturadospt_BR
dc.subjectMachine Learningpt_BR
dc.subjectMaximum Margin Planningpt_BR
dc.subjectPerceptron Multi-classpt_BR
dc.subjectPath Planningpt_BR
dc.subjectPrediction of Structured Datapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titlePredição de dados estruturados utilizando a formulação Perceptron com aplicação em planejamento de caminhospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Modelagem Computacional (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.