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dc.contributor.advisor1Lourenço, Lelio Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785151P9pt_BR
dc.contributor.referee1Sartes, Laisa Marcorela Andreoli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756551Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira Lopes, Rodrigo da Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133176P5pt_BR
dc.creatorDittz, Carolina Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4043456A5pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T16:48:24Z-
dc.date.available2016-01-07-
dc.date.available2016-01-25T16:48:24Z-
dc.date.issued2015-02-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/354-
dc.description.abstractThe social anxiety disorder (SAD), also known as social anxiety or social phobia, is characterized by excessive fear of social or performance situations, in which people can be scrutinized, judged, embarrassed or humiliated by others. This study aims to investigate possible correlations between social anxiety, the internet use pattern for virtual and presential interactions and social skills in college students. The study included the population of students of Computer Science and Information Systems of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), belonging to the day and night shifts, between the ages of 18 and 30 years. Three instruments were used, including: a) Liebowitz Social Anxiety Scale; b) Instrument About Virtual and Presential Interactions; and c) Inventory of (IHS - Del - Prette). Facing this conjecture, the sample participants were selected through a stratified random sampling. The instruments used provided the data that were tabulated and analyzed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), in order to identify and characterize the sample. For the questions numbered between 12 and 20 of the instrument "b", the content analysis proposed by Bardin was assumed as a means of data treatment. After proper analysis it is estimated that the studied population showed a high prevalence for social anxiety symptomatology, approximately 25%. The correlations and associations between social anxiety and social skills pointed to a manifestation of low levels of social anxiety, when the repertoire of social skills is well elaborated and vice versa. The qualitative and quantitative analysis showed similarities in their results, because they suggest that the virtual environment is a comfortable and safe environment for students who scored high on the Liebowitz Social Anxiety Scale.pt_BR
dc.description.resumoO transtorno de ansiedade social é caracterizado pelo medo excessivo de situações sociais ou de desempenho, nas quais as pessoas possam ser escrutinadas, julgadas, embaraçadas ou humilhadas por outras. O presente trabalho busca investigar as possíveis correlações entre a ansiedade social, o padrão de uso da internet para interações virtuais e presenciais e as habilidades sociais em estudantes universitários. O estudo contemplou a população de estudantes dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Juízes de Fora, pertencentes aos turnos diurno e noturno, entre as idades de 18 e de 30 anos. Foram utilizados três instrumentos, entre eles: a) Escala de Liebowitz para Ansiedade Social; b) Instrumento sobre interações Virtuais e Presenciais; e c) Inventário de Habilidades Sociais (IHS – Del – Prette). Diante deste panorama foram selecionados os participantes da amostra através de uma amostragem aleatória estratificada. Os instrumentos utilizados foram analisados por meio do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), com o objetivo de identificar e caracterizar a amostra. Para as questões de número 12 a 20 do instrumento “b”, assumiu-se como meio de tratamento dos dados a análise de conteúdo proposta por Bardin. Após as devidas análises, estima-se que a população em estudo apresentou prevalência elevada para as sintomatologias de ansiedade social, aproximadamente 25%. As correlações e as associações entre a ansiedade social e as habilidades sociais apontaram para uma manifestação de níveis reduzidos de ansiedade social, quando o repertório de habilidades sociais é bem elaborado e vice-versa. As análises qualitativas e quantitativas apresentaram semelhanças em seus resultados, pois sugerem que o ambiente virtual seja um contexto confortável e seguro para os alunos que apresentaram escores elevados na escala Liebowitz para ansiedade social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFobia socialpt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectInterações virtuaispt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectSocial phobiapt_BR
dc.subjectCollege studentspt_BR
dc.subjectVirtual interactionspt_BR
dc.subjectSocial skillspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleFobia social e interações virtuais: um estudo com universitários dos cursos de ciência da computação e sistemas de informaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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