Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/351
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maluegidiodasilveira.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Justi, Francis Ricardo dos Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742159H6pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792956Y8pt_BR
dc.contributor.referee2Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765229A7pt_BR
dc.creatorSilveira, Malu Egidio da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4084464Y6pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T16:45:14Z-
dc.date.available2016-01-07-
dc.date.available2016-01-25T16:45:14Z-
dc.date.issued2015-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/351-
dc.description.abstractThe term school engagement is understood as the level of student’s involvement in school activities, consisting in four dimensions: behavioral, cognitive, emotional and agent. In Brazilian reality, there are few specific tools and evidence of validity to measure school engagement. This study aimed to adapt and bring evidence of validity of EAE - 4DE scale for the Brazilian context as well as relate the types of engagement with the academic performance and reading comprehension. 258 students from the 6th grade of private and public elementary schools took part in the study. The adaptation of EAE - 4DE scale was satisfactory based on the judges’ analysis, in which Kappa index of concordance was 0,956, also obtained evidence of validity based on factor analysis. The school engagement measures taken together showed no significant relationship with reading comprehension, despite they showed a close to moderate relationship with the school average.pt_BR
dc.description.resumoEntende-se por engajamento escolar o nível de envolvimento do aluno em atividades escolares, sendo composto em quatro dimensões: comportamental, cognitiva, emocional e agente. Na realidade brasileira, existem poucos instrumentos específicos e com evidências de validade para medir o engajamento escolar. O presente estudo teve como objetivos adaptar e obter evidências de validade da escala EAE-4DE para o contexto brasileiro, bem como relacionar os tipos de engajamento com o desempenho acadêmico e a compreensão de leitura. Participaram da pesquisa 258 estudantes do 6º ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas. A adaptação da escala EAE-4DE foi satisfatória com base na análise de juízes, em que o índice Kappa de concordância foi de 0,956, e, também foram obtidas evidências de validade com base na análise fatorial. As medidas de engajamento escolar consideradas em conjunto não apresentaram relação significativa com a compreensão de leitura, porém apresentaram uma relação próxima à moderada com a média escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngajamento escolarpt_BR
dc.subjectEscala EAE-4DEpt_BR
dc.subjectValidade fatorialpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSchool engagementpt_BR
dc.subjectEAE - 4DE scalept_BR
dc.subjectFactorial validitypt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAdaptação e evidências de validade da escala EAE-4DE para o contexto brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.