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dc.contributor.advisor1Souza, Jessé José Freire de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781769T1pt_BR
dc.contributor.referee1Bonet, Octavio Andres Ramon-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703548P5pt_BR
dc.contributor.referee2Gusmão, Luís Augusto Sarmento Cavalcante de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAzevedo, Priscila Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4284826J0pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T15:40:16Z-
dc.date.available2017-02-24-
dc.date.available2017-02-24T15:40:16Z-
dc.date.issued2007-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3495-
dc.description.abstractThe writing herein aims at comprehending the specific logic of a given “field”, which encourages and naturalizes and perpetuates the relations of submission and exploitation. It consists of a study on “adoption” cases, not legalised, in two towns, named Guiricema and Visconde do Rio Branco, located in the countryside of the State of Minas Gerais. In those towns, it was habitual that wealthier families were allowed to have what became known as “fostered-children”. The so-called fostered-children were housed by those families at early ages and held as legitimate children, but treated as servants. The education they were given differed from that of the family’s legitimate children, who could study and work, leave home and marry. In all cases put under analysis, the fosteredchildren were raised to devote their lives to taking care of the house and of their “parents”, an unwritten law of reward, but grown into the habitus and into its own "objective structure", where they were socially adapted. Thus, the relations of submission and exploitation happen naturally and the dependence is aroused, having the family as an entity, that is, as something with particular life and spiritual collection. Once it does not bear the subjective structures (habitus) necessary for the apprehension of such a plot, as well as of this plot’s targets, the Society praises those fostered-children and imparts respect to them ("assertion") because of their submission itself, seen as voluntary, which they concede to their fostering family. Thereby, the Society contributes to the preservation of that relation as along as it only recognises and respects the fostered-children under such condition. That is a quite complex, wittily woven plot, nurtured by the fostered-children, by the fostering family and by the Society. It all takes place just as natural as a choice can be. The things which are at stake cannot be perceived by any of the parts involved. The understanding of that empirical reality was achieved by means of Pierre Bourdieu & Charles Taylor’s theories.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em compreender a lógica específica, de determinado "campo", que fomenta, naturaliza e perpetua relações de submissão e exploração. Trata-se de um estudo de casos de "adoção", não legalizada, em duas cidades do interior de Minas Gerais, Guiricema e Visconde do Rio Branco. Nessas cidades, era comum famílias mais abastadas terem o que é conhecido na região por "filhos-de-criação". Os filhos-de-criação eram acolhidos por estas famílias ainda bebês ou crianças e apresentados como filhos, mas tratados como "empregados". A educação que recebiam não era a mesma dada aos filhos biológicos: estes estudavam, trabalhavam, saiam de casa, se casavam etc. Em todos os casos analisados, os filhos-de-criação foram educados para dedicarem suas vidas ao cuidado dos pais, da casa. É um dever de retribuição não explícito, mas incorporado no habitus e na própria "estrutura objetiva" em que foram socializados. Assim, a relação de submissão e exploração acontece de forma natural. A subordinação se dá à família enquanto instituição, ou seja, enquanto algo dotado de "vida própria", de um "espírito coletivo". A sociedade, que não possui as estruturas subjetivas (habitus) necessárias para o reconhecimento deste "jogo", bem como dos seus "alvos", admira os filhos-de-criação e lhes presta respeito ("atitudinal") exatamente pela submissão, a seus olhos voluntária, que estes prestam à família "adotiva". Desse modo, a sociedade contribui para a preservação dessa relação na medida em que só reconhece (e respeita) os filhos-de-criação mediante essa condição. Esse é um jogo muito complexo, também muito articulado, nutrido pelos próprios filhos-de-criação, pela família e pela sociedade. Tudo acontece de forma natural, como se fosse uma escolha. O que está realmente "em jogo" não é percebido por nenhuma das partes. A compreensão dessa realidade empírica se deu à luz das teorias de Pierre Bourdieu e de Charles Taylor.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectSubmissãopt_BR
dc.subjectExploraçãopt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectMoralitypt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSubmissionpt_BR
dc.subjectExploitationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleA importância moral do reconhecimento: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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