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dc.contributor.advisor1Pernambuco, Déa Lúcia Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703483E2pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790567Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Goulart, Cecilia Maria Aldigueri-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723082Y3pt_BR
dc.creatorAraújo, Rita de Cássia Barros de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258249P1pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T15:36:46Z-
dc.date.available2017-02-24-
dc.date.available2017-02-24T15:36:46Z-
dc.date.issued2008-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3490-
dc.description.abstractThe present work was a result of a qualitative research under a historical cultural perspective aimed at understanding the different meanings first-year primary school teachers are providing through their discourse for including six-year-old children in this school grade. The theories by Lev Semenovich Vygotsky and Mikhail Bakhtin, who were the major representatives of the historical cultural perspective, proved to be a solid basis for carrying out the research. Four first-year primary school teachers from two schools of the Municipal School Network of Juiz de Fora were selected as subjects, one school being ranked as Primary School and the other as Secondary School. Apart from data collecting by means of interviews with the teachers, the educational policy guidelines from these schools were analysed, and some in loco observations were made and recorded as field work. Data analysis was based on the works by Aguiar (2000, 2001, 2005), and Aguiar & Ozella (2006) and was divided up into three meaninful blocks: (i) the new educational arrangement: impacts and challenges; (ii) childhood, development and learning; and (iii) reflections on dichotomies. In this research the meanings constructed for the inclusion of six-year old children in the nine-year school schedule were found to be built through the pedagogical imagery about the work to be done in both primary and secondary schools and the work to be done with six-year-old children. Lack of pedagogical support and knowledge about official documents guiding the work with six-year-olds were also found, apart from the need for more thorough theoretical framework on the teachers´ part and for a consistent process of meaning construction and knowledge search which was established by the new educational arrangement. The importance of carrying out continued research in this area was also highlighted.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho constituiu-se como uma pesquisa qualitativa de cunho histórico cultural, tendo como objetivo compreender, através dos discursos, os sentidos que os professores do 1º ano do Ensino Fundamental estão construindo para a inclusão das crianças de seis anos de idade nesse segmento de ensino. Os construtos teóricos de Lev Semenovich Vygotsky e Mikhail Bakhtin, principais representantes da perspectiva histórico-cultural, apresentaram-se como fundamentos teóricos capazes de oferecer um sólido embasamento para a realização de tal pesquisa. Participaram como sujeitos quatro professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, sendo uma escola reconhecida como de Ensino fundamental e outra reconhecida como de Educação Infantil. Além dos dados levantados em entrevistas com as professoras, foram realizadas leituras dos Projetos Político - Pedagógicos das duas escolas e algumas observações in loco, registradas em um diário de campo. A análise dos dados baseou-se nos estudos de Aguiar (2000, 2001, 2005) e Aguiar & Ozella (2006) e está organizada em três núcleos de significação: (i)a nova formatação do ensino: impactos e desafios; (ii)infância, desenvolvimento e aprendizagem; (iii)reflexões sobre dicotomias. Nesta pesquisa, concluiu-se que os sentidos construídos para a inclusão das crianças de seis anos de idade no Ensino Fundamental de nove anos foram-se constituindo a partir do imaginário pedagógico a respeito do trabalho a ser exercido na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no trabalho a ser realizado com as crianças de seis anos. Constatou-se ainda a falta de apoio pedagógico às professoras, o esconhecimento dos documentos oficiais que orientam o trabalho com as crianças de seis anos, a necessidade de fundamentação teórica mais consistente por parte das docentes e o movimento coerente e positivo de construção de sentidos e de busca de conhecimentos que se estabeleceu a partir da nova formatação do ensino. Ressaltou-se também a importância da realização de pesquisas que dêem continuidade a este trabalho.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental de nove anospt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCrianças de seis anospt_BR
dc.subjectConstrução de sentidospt_BR
dc.subjectNine-year schoolingpt_BR
dc.subjectPrimary schoolpt_BR
dc.subjectSix-year-old childrenpt_BR
dc.subjectMeaning constructionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConstruindo sentidos para a inclusão das crianças de seis anos de idade no ensino fundamental: um diálogo com professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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