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dc.contributor.advisor1Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708701J8pt_BR
dc.contributor.referee1Powell, Arthur Belford-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8470924Z1pt_BR
dc.contributor.referee2Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771215J4pt_BR
dc.creatorPinheiro, José Milton Lopes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4320793Z5pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T12:03:54Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2017-02-23T12:03:54Z-
dc.date.issued2013-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3466-
dc.description.abstractThe present study aims to highlight the proposal on mathematics teachers at commitment about investigative and exploratory activities, themed in the treatment of analytic geometry topics. We use as support to research, meaningful learning theory (TAS) designed by David Ausubel. We direct qualitative looks to the subject when we consider the space and the tentativeness of their experiences. We did the convergences of TAS to Phenomenology and use thereof as methodological support for treating the whole process which resulted in the analyses. We use computer technologies to support face-to-face and virtual interactions, enabling the dynamism and the colaboratividade of the environment Virtual Math Teams with Geogebra (VMTwG) and the software Geogebra. By perception and description of explicit and implicit manifests the subjects, that is placed in the crisis that interrogates our question guideline. We seek and structure the understandings that have showed the interactions. Analytical and reflective looks launched altogether, which had and plan nuclear units: characteristic manifests the subject commitment while members of a collaborative group; manifests indicating the posture of subjects that explore and investigate; application of thoughts on Dynamic Geometry (GD) and GD software, and Manifests that suggest the presence of aspects such as the theory of meaningful learning. We support these units to present what we believe to be the understandings phenomenon questioned that provide structured arguments for treating our question guideline.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo pretende lançar luz à proposta de trabalho com professores de matemática no empenho sobre atividades exploratórias e investigativas, tematizadas no tratamento de temas de Geometria Analítica Plana. Utilizamos como suporte à pesquisa, a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) concebida por David Ausubel. Direcionamos olhares qualitativos aos sujeitos ao considerarmos o espaço e a temporariedade de suas experiências vividas. Fizemos convergências da TAS à Fenomenologia e utilizamos das mesmas como suporte metodológico para tratamento de todo o processo que resultou nas análises. Utilizamos das tecnologias informatizadas para subsidiar as interações presenciais e virtuais, oportunizando o dinamismo e a colaboratividade do ambiente Virtual Math Teams with Geogebra (VMTwG) e do software Geogebra. Mediante percepção e descrição dos manifestos explícitos e implícitos dos sujeitos, é colocado em crise o que interroga nossa questão diretriz, buscamos e estruturamos compreensões do que se mostrou nas interações. Lançamos olhares analítico-reflexivos ao todo que tínhamos e intencionamos unidades nucleares: manifestos característicos do empenho dos sujeitos enquanto membros de um grupo colaborativo; manifestos que indicam a postura de sujeitos que exploram e investigam; aplicação de pensamentos em Geometria Dinâmica (GD) e do software de GD, e Manifestos que sugestionam a presença de aspectos tais como os da Teoria da Aprendizagem Significativa. Apoiamo-nos nestas unidades para apresentar o que entendemos serem compreensões do fenômeno interrogado que propiciam argumentos estruturados para tratamento de nossa questão diretriz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
dc.subjectExploração e investigação em aulas de matemáticapt_BR
dc.subjectGeometria dinâmicapt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectCollaborative Learningpt_BR
dc.subjectExploitation and research in math classespt_BR
dc.subjectDynamic Geometrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA aprendizagem significativa em ambientes colaborativo-investigativos de aprendizagem: um estudo de conceitos de geometria analítica planapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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