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dc.contributor.advisor1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766262Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Gross, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798646T1pt_BR
dc.contributor.referee2Dreher, Luís Henrique-
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dc.creatorAzevedo, Cristiane Almeida de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734019D5pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-20T17:53:21Z-
dc.date.available2017-02-17-
dc.date.available2017-02-20T17:53:21Z-
dc.date.issued2008-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3373-
dc.description.abstractLe but de cette thèse est de penser la possibilité de comprendre l’expérience grecque du sacré comme une religion. Pour ce faire, la pensée de l’heleniste Karl Kerényi (1897-1973) a été suivie et les concepts de mythe et de religion ont été analysés. Le mythe grec apparaît alors, sous la perspective de Kerényi, comme une vraie voix, une façon de penser et de vivre, fondement pour l’existence. Le concept de religion a été pensé selon l’origine étymologique proposée par Cicéron : relegere. À partir de cette analyse, on a cherché à identifier l’expérience grecque du sacré dans le quotidien, dans lequel l’établissement du rapport entre les hommes et les dieux se montre à travers une pratique, un faire. Finalement, le culte à Dionysos apparaît comme révélateur de l’aspect tragique de ce rapport proche et, simultanément, lointain, entre les dieux et les hommes.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo pensar, a partir do caminho seguido pelo helenista Karl Kerényi (1897-1973), a possibilidade da experiência grega do sagrado ser entendida como religião. Para tanto, a análise partiu do questionamento a respeito dos conceitos de mito e de religião. O mito grego aparece aqui, através da perspectiva de Kerényi, como fala verdadeira, sistema de pensamento e de vida, fundamento para a existência. O conceito de religião foi pensado segundo a origem etimológica proposta por Cícero: relegere. A partir dessa análise, buscou-se identificar a experiência grega do sagrado no cotidiano, no qual o estabelecimento da relação entre homens e deuses se traduz em uma prática, um constante agir. Por fim, o culto a Dioniso aparece como revelador do aspecto trágico dessa relação próxima e, ao mesmo tempo, distante entre homens e deuses.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectMito gregopt_BR
dc.subjectKarl Kerényipt_BR
dc.subjectReligionpt_BR
dc.subjectMythe grecpt_BR
dc.subjectKarl Kerényipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleExperimentando o sagrado: a religião grega a partir de Karl Kerényipt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Religião (Teses)



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